Sobre o Autor



Desde muito novo que João demonstrou interesse pelas letras. O seu avô não o deixava sair de casa, para brincar com os colegas na rua. No entanto, foi graças a isso que ele passou a interessar-se pelos livros. João ainda não tinha entrado na escola primária e já sabia ler. Isto aconteceu graças à avó dele, que lhe ia comprando livros e o sentava a lê-los!

Durante a sua adolescência, ele escreveu uma história que nunca chegou a terminar nos seus tempos de estudante. Foi só aos 24 anos, quando trabalhava numa Biblioteca de Praia, que João reencontrou os rascunhos dessa história. Ele pegou nos escritos e levou-os para a Biblioteca de Praia, onde os releu. Emocionado, escreveu os capítulos finais daquela que foi a primeira grande história dele, com o título sugestivo “A Vingança!”.

Em 2013, após um encontro de bloggers em Lisboa, João decidiu escrever uma história onde homenageava as pessoas que tinham ido ao dito encontro. Foi assim que começou a escrever a sua primeira saga, “Vírgulas do Destino”. A essa saga seguiu-se a trilogia “Sombras da Luz”, depois a trilogia “Escrito nas Entrelinhas” e actualmente, João está a escrever a trilogia “Never Ending Story” e já traçou os rascunhos e finais  das novelas Chocolate com Pimenta” e “Palavras Cruzadas, Destinos Cruzados.

Para além de escrever histórias direccionadas para os públicos Adolescente, Jovem Adulto e AdultoJoão também escreve Contos Infantis.

Quando ele era pequeno, um dos seus contos infantis favoritos era sobre as aventuras de uma família de raposas. Ele gostou tanto desse livro - lamentavelmente, ele nunca mais conseguiu encontrá-lo à venda - que, já em adulto, decidiu escrever um conto infantil, dedicado a esse livro. Foi assim que nasceu “O Raposinho Faísca”.

João espera escrever no futuro a terceira e última aventura do Raposinho Faísca, o Príncipe do Reino das Raposas. O título provisório da história será: “O Raposinho Faísca 3: O Mistério das Ovelhas Desaparecidas”. 

Ele é Sobrinho-Bisneto da Poetisa Etelvina Tristão, mais conhecida no Circuito Literário como Duquesa X. Ela publicou inúmeros trabalhos em jornais e revistas no início do século XX. Parte dos trabalhos da Duquesa X podem ser encontrados na Casa da Beira-Alta, no Porto.

O João também é Sobrinho da actriz Maria João Fadário, a actriz principal do Folhetim RadiofónicoA Loira do Cemitério”, da autoria de Luís Manuel Guerra. “A Loira do Cemitério” foi um programa transmitido na década de 70 do século XX, pelas Emissoras do Moxico, Malanje e Bié, em Angola.

O programa alcançou tanto sucesso, que Angola parava, literalmente, à hora das emissões. Tal façanha foi obtida pelo grande enredo, mas principalmente, pela fenomenal interpretação da protagonista, Maria João Fadário. Para além de ser uma talentosa actriz, reconhecida por todos pela sua inegável simpatia e generosidade, ela também era uma Poetisa. Lamentavelmente, Maria João Fadário veio a sucumbir, de forma inesperada, quando a história “A Loira do Cemitério” estava a chegar ao final, numa verdadeira Ironia do Destino.

João segue assim as pisadas das suas predecessoras, no ramo das Artes.  


*************************************************************************

Pode ler, clicando aqui, uma entrevista que João deu em Fevereiro de 2023, a uma revista norte-americana, a ShoutOut Arizona, a propósito do seu trabalho como Novelista e Conselheiro

6 comentários:

  1. E agora podemos acompanhar um belo blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francisco!
      É bom poder contar com a tua visita, sempre querida, neste meu espaço!
      Abreijos :3

      Eliminar
  2. Lisonjeado por estar seguindo um cara de grande bagagem cultural e luz.

    Abraços,
    Daniel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Daniel!
      Muito obrigado pelas tuas palavras! És muito gentil!
      O sentimento e recíproco!
      Abraço grande :3

      Eliminar
  3. boa tarde Professor,

    podias entrar em contacto comigo? preciso falar contigo

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande surpresa reencontrar-te assim! ;)

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...