04 janeiro 2023

Euphoria [1ª & 2ª Temporada]

Acabei ontem de ver a 2ª Temporada de Euphoria, uma série da HBO Max.



Bom, eu pensei que já tinha escrito aqui no blog sobre a 1ª Temporada, mas afinal ainda não o tinha feito. Assim sendo, fica o registo sobre as duas temporadas num post só.

A Minha Opinião:


Euphoria retrata a vida doentia de um grupo de personagens - que, advinhem lá - pertencem a um qualquer bairro norte-americano, para não variar. Temos os bons, os maus, os assim-assim, os meninos todos bons, as miúdas giras, aqueles que estão a cagar para tudo e todos, os emos, as gajas com a mania, e por aí adiante... 

Sim... 

É mais uma série de adultos a fazerem de conta que ainda são adolescentes, como os Morangos com Açúcar, só que com muitas pilas [com muito pena minha, "cut"] à mostra, mas pelo menos vemos muitas pilas. :P 


A trama em si desenvolve-se muito na visão de Rue, interpretada por Zendaya, uma cantora na vida real. Rue perde o pai e a partir daí, perde o rumo da vida, entrando no mundo das drogas. Ao longo das 2 temporadas - que é o que existe até agora - Rue vai ao Inferno, literalmente, por conta das drogas.  


A história prometia. A 1ª Temporada é muito boa, mas perde bastante impacto na 2ª Temporada, com muitas histórias a ficarem inconcluídas, muitas personagens que simplesmente somem do roteiro e por aí adiante. Gostei da primeira temporada. A segunda deixou-me com sono e até passei pelas brasas ao longo dos episódios. Ver mais da Rue, cada episódio com 1 hora de duração, sempre drogada ou quase e a não sair daquela espiral de destruição? Para quê?

Confesso que não gostei da segunda temporada quase na totalidade. Os pontos altos foram um musical no penúltimo episódio - desempenho brilhante, o momento dos jovens no chuveiro - e um outro momento que retrata o passado de Cal, o pai do antagonista. Essa cena também é muito linda.

Por outro lado, a série retrata bem o drama das drogas, embora Zendaya não seja fenomenal. Parece estar sempre cansada e algumas cenas são um bocado irrealistas, como a cena da fuga da polícia, quando estava de diarreia. Impossível aguentar sem se borrar toda uma data de vezes!

Ainda assim, acho que a actriz desempenhou muito bem o seu papel e está de parabéns. Ainda tem muito para melhorar, mas já é um bom começo. Quanto à série no geral, é uma boa série para jovens na "coming out age". Para os mais velhos, apenas um reviver de memórias - às vezes, dos nossos tempos de adolescentes. Mas sem as modernices e facilidades que eles têm na série e na vida real. No nosso tempo era tudo bem mais difícil, mas também mais proveitoso. 

Aconselho a ver sem compromisso. Eu só vi tudo, para poder falar a respeito. :P

Nota Final João: 6,7/10

2 comentários:

  1. Fica a dica para um próximo fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percas muito tempo, que não merece :P

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...