26 fevereiro 2022

Faridah Àbíké-Iymídé - Ás de Espadas

 

Ás de Espadas é a obra de estreia de Faridah Àbíké-Iymídé, uma escritora nigeriana.


Sinopse:

Chiamaka e Devon, são alunos da Academia Particular Niveus. Quando ambos chegam ao seu último ano de estudos, uma estranha personagem, chamada "Ases", vai começar a trocar-lhes as voltas e a desvendar os mais profundos segredos de cada um deles. Conseguirão eles sobreviver a este jogo mortal?


A Minha Opinião:


Eu tenho andado com o blog em standby porque tenho dedicado boa parte do meu tempo livre a ler livros de ficção para jovens adultos, uma vez que esse é o público-alvo das novelas que eu escrevo também. E apraz-me dizer que à medida que vou lendo mais e mais obras, sinto que estou no bom caminho com as histórias que por aqui vou publicando.

Sobre este livro, eu descobri-o por mero acaso na Fnac. Estava a passear por lá, achei a capa gira e ao ler a sinopse, fiquei logo intrigado em ler o livro. A história é contada num estilo que eu estou a usar na novela "Chocolate com Pimenta" [ainda numa fase de "esqueleto", já que antes dessa ainda "levarão" com a Dualogia "Para Além..."]. Então, nesta trama, os capítulos são narrados na primeira pessoa, à vez. Ou temos as coisas vistas pela Chiamaka ou temos a perspectiva do Devon. E por vezes as histórias cruzam-se, quando ambos os personagens se encontram no mesmo ambiente ao mesmo tempo.

É uma perspectiva original e sempre interessante e que tenho visto em outras obras que abordarei posteriormente, dentro das que tenho vindo a ler.

Apraz-me dizer que a história é interessante, cativante, muito suspense e thriller, porque até ao fim do enredo, qualquer personagem, seja amigo ou inimigo dos protagonistas, pode ser o temível e ominisciente "Ases".

O livro encerra em si uma forte crítica social, aliada aos problemas da nossa sociedade actual - homofobia, racismo, distinção entre classes sociais, tudo temas que nos farão pensar e reflectir um pouco no tipo de sociedade em que vivemos e naquilo que a sociedade se está a tornar. 
   
Com uma acção corrente e muitos mistérios para serem desvendados, este é daqueles livros que não queremos parar de ler até descobrirmos toda a verdade. E essa...  

Altamente Recomendado para quem for fã deste tipo de histórias!


Nota Final João: 10/10

2 comentários:

  1. Irei cuscar, obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco! Tudo bem? Espero que sim!
      Tenho lido alguns livros que vou abordar de agora em adiante, alguns que já saíram este ano e tudo.
      São do mesmo estilo das novelas que eu escrevo, pelo que devem ser de relativo interesse para leres também. :)
      Abreijos :3

      Eliminar

Previsão Astrológica da Véu Encantado - Maio 2024

Maio traz consigo uma atmosfera mais tranquila em comparação a abril, período marcado por sinais de turbulência e mudança. No entanto, é nec...