06 fevereiro 2022

Machado de Assis - A Mão e a Luva

 
machado-de-assis-a-mao-e-a-luva-romance-humor-jpeg


Um leitor do blog enviou-me de prenda de anos/Natal um exemplar deste livro de Machado de Assis. [Muito obrigado pela prenda e pela dedicatória!] ^_^


Sinopse:


3 homens disputarão o amor de uma mulher que não parece, de todo, estar interessada em qualquer um deles. De entre Jorge, Estêvão Luís Alves, conseguirá algum deles conquistar o coração da "Dama de Ferro" Guiomar? Acabará Guiomar por preferir ficar sozinha?


A Minha Opinião:


Esta é uma obra que foi publicada em formato de folhetim, com o subtítulo de "Um Perfil de Mulher", em 1874, num jornal chamado O Globo. O folhetim teve 20 capítulos. 

É uma obra de época, com um português por vezes difícil de entender aos dias de hoje. Ainda assim, conseguimos entender o sentido do que é descrito. De leitura fácil e rápida, é um livro que nos encanta pela leveza com que o autor narra a trama. De uma forma típica para um folhetim, em cada capítulo ele vai aguçando o nosso interesse e curiosidade, enquanto a trama se desenvolve, por vezes de forma um pouco inesperada.

Guiomar é afilhada de uma baronesa muito rica e já de uma certa idade, cujo maior sonho é ver a afilhada - que ela ama como se de uma filha se tratasse - bem casada e feliz. Mas Guiomar quer viver mais e melhor a vida, por forma a superar as expectativas que a vida lhe impôs desde o seu nascimento, a começar pela sua condição de mulher. Para complicar - ou não, dirão vocês - Guiomar é cortejada por muitos homens, dos quais se destacam 3: Estevão, um rapaz bem melodramático e sentimental; Luís Alves, melhor amigo de Estevão e um rapaz ambicioso e Jorge, "mauricinho" de gema, da família da Baronesa e a quem aquele casamento com Guiomar interessa, do ponto de vista económico.

Este é um livro intemporal, uma vez que facilmente encontramos "personagens" assim nas nossas vidas. Todos movidos pelos seus próprios interesses e convicções. 

Recomendado!


Nota Final João: 8/10

4 comentários:

  1. Um clássico de Machado de Assis mas pouco lido dentro de sua obra ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na altura não foi do agrado do público, só o relançaram mais de 30 anos depois dele ter publicado a história, mas é um clássico do qual eu gostei muito.

      Eliminar
  2. Obrigado pela dica :)

    ResponderEliminar