Com este livro, marco o meu regresso ao blog após algum tempo de ausência!
"No Final, Morrem Os Dois" é um interessante romance gay da autoria de Adam Silvera.
Sinopse:
Num Mundo muito semelhante ao nosso, existe um aplicativo que nos informa quando vamos morrer. Este aplicativo liga-nos cerca de 24 horas antes de morrermos, para que possamos ter a oportunidade de aproveitarmos o último dia das nossas vidas o melhor que pudermos. Assim será com Mateo e Rufus, dois rapazes que não se conhecem de lado nenhum, mas terão em comum esse macabro facto - ambos morrerão em 24 horas. Neste último dia que lhes resta, ambos anseiam por fazer um amigo. A boa notícia é que existe uma aplicação para isso. Chama-se "Último Amigo". Conseguirão eles fintar a morte?
A Minha Opinião:
De entre os livros que tenho lido nos últimos meses, este foi, definitivamente, o que mais me marcou. O enredo é curioso e interessante, convidando-nos para uma profunda introspecção, sobre o que andamos a fazer com as nossas vidas. Afinal, se só nos restasse 1 dia de vida, o que faríamos com ele? Quereríamos estar junto daqueles que amamos? Quereríamos ficar sozinhos? Conhecer estranhos e fazer sexo? Cometer algum crime, sabendo que poderíamos nunca ser apanhados, nem presos?
A história é intensa, profunda, honesta. O autor cativa-nos desde o primeiro parágrafo com uma verdade inegável sobre um tema complicado - lidar com a nossa própria fragilidade humana, esse "pecado" que é a morte. O livro tem algum humor negro à mistura, para suavizar a carga profundamente emocional da história. É caricato de imaginar um mundo como o nosso, onde existe este aplicativo, o "Previsão-de-Morte", que nos informa sobre a nossa morte, nas próximas 24 horas. E todo o comércio que se gerou à conta disso.
O livro é narrado a vários tempos e vozes - temos não só o Rufus e o Mateo, mas também personagens que trabalham para a "Previsão-da-Morte", bem como amigos e inimigos dos dois rapazes. De forma um tanto perfeita, tudo se encaixa, como se esperaria de uma obra que se tornou best-seller.
Adorei o livro, emocionei-me muitas vezes ao longo da história com o enredo e certamente é daqueles livros que, mesmo já sabendo o final - [é tão óbvio, não é?], vou reler no futuro. Afinal, como diz a história, "cada dia conta".
Altamente recomendado!
Nota Final João: 10/10
Fiquei super curioso
ResponderEliminarObrigado pela partilha
Abreijos
É bem interessante a trama. Gostei muito, encaixa imenso no meu tipo de histórias que escrevo aqui no blog e até o final agridoce é perfeito. :)
EliminarAbreijos :3