Pesquisar neste blogue

Tradutor

29 maio 2020

Love, Victor [Trailer]

Está para estrear uma série inspirada no livro e filme "Love, Simon". Este é o trailer:


Slasher: Guilty Party [2ª Temporada]



Ontem acabei de assistir à 2ª Temporada de Slasher, desta vez com o subtítulo "Guilty Party".

Sinopse:

Um grupo de monitores de um acampamento condena uma colega por diversas acções durante esse Verão. Ela acaba por morrer e os cinco escondem o corpo dela. Cinco anos depois, eles descobrem que o local do acampamento foi vendido e vai tornar-se um resort. Com medo e receio de descobrirem o corpo da monitora que eles mataram, os cinco amigos regressam ao local... Mas nada será como antes... 


Eis um trailer:







A minha opinião:



A 2ª Temporada desta série tem o cunho da Netflix e nota-se que a série sofreu melhorias. O enredo é uma mistura de "Sexta Feira 13" [1980], "Sei o que fizeste no Verão passado" [1997] e "Pacto Secreto" [1993].

A violência e o gore aumentaram bastante, comparando com a primeira temporada. O elenco é um pouco questionável, as actuações são bem medianas, mas dá para entreter.

Graças à inspiração em filmes das décadas de 80 e 90, temos aqui uma história que nos fará sentir que já assistimos a isto. A imagem não é das melhores, mas as cenas que antecedem os assassinatos são mais trabalhadas e aumentam o suspense, com a câmara a acompanhar as vítimas até ao fim.

O pior problema continua a ser o facto da série demorar a cativar. Eu precisei de assistir a quase metade da temporada para realmente ficar interessado em assistir até ao fim. Penso que isso é um problema comum à maior parte das sequelas de filmes e séries, embora esta Temporada tenha uma história totalmente diferente - e sem ligações - com a 1ª Temporada.

Se a história melhora em relação à primeira em alguns aspectos, noutros ela continua menos bem. Existem diálogos desnecessários, avanços e recuos na trama - fazem demasiadas time-lapses entre os acontecimentos de 5 anos para a actualidade da história.

Se forem fãs deste tipo de séries, assistam, mais que não seja para matar saudades de filmes de terror e suspense dos anos 80 e 90. Se não, esqueçam.
   
 
Nota Final João: 5,6/10

28 maio 2020

Boys Will Be Boys! #1.43

boys-will-be-boys-hot-man-sexy-guy-fuck-dick-sex-jpeg

Slasher [1ª Temporada]



Slasher [1ª Temporada] [2016] é uma série de terror e suspense da Chiller.


Sinopse:


A 1ª Temporada passa-se na cidade fictícia de Waterbury, Canadá. A história começa com um assassino a matar violentamente um casal. 30 anos depois, a filha do falecido casal regressa a casa onde os pais morreram... E os assassinatos em série recomeçam.


Eis um trailer:






A minha opinião:


Histórias de mistério, suspense e algum terror são géneros que aprecio. Acho que esta série tem muitas semelhanças com American Horror Story. A história tem furos, apesar de ter 8 episódios por temporada, existem partes que são claramente para "encher chouriços". Consegue entreter e divertir minimamente, quando vista com mais pessoas. O enredo é interessante e ficamos quase até ao fim para saber quem é, afinal a pessoa por detrás da máscara d' "O Carrasco".


Nota Final João: 6/10

25 maio 2020

Ponyo



Gake no Ue no Ponyo  [Ponyo à beira-mar] [2008] é o filme que vos abordarei hoje.


Sinopse:


Uma princesa peixinho-dourado chamada Ponyo tem como seu maior desejo tornar-se humana, depois de conhecer um menino chamado Sōsuke. No entanto, o pai dela, um humano que entretanto se tornou uma criatura marinha, teme que o sonho de Ponyo provoque uma catástrofe na Natureza. O que irá acontecer? 


Eis um trailer:




A minha opinião:

Sendo fã de animação japonesa e fã dos Estúdios Ghibli, este era daqueles filmes que ainda não tinha assistido e foi uma pena não o ter visto mais cedo. Voltado para um público mais infantil, a história ainda assim encanta os mais velhos, seja pela cor - visualmente é um filme lindíssimo - assim como pela temática. Acho que nos faz falta assistir a filmes assim, mais simples, uma história que nos deixe sonhar e sorrir pela sua simplicidade.

Escrita por Hayao Miyazaki, que também compõe a banda sonora do filme, esta história foi inspirada no drama de H. C. Andersen, "A Pequena Sereia" [a história original tem um final bem triste, ao contrário do filme da Disney] e na lenda japonesa "Urashima Taro".

Nestes dias de calor, quem sabe este filme não vos ajude a refrescar e a sorrir um pouco?

Nota Final João: 7,7/10

16 maio 2020

Boys Will Be Boys! #1.39


Ophelia

ophelia-movie-poster-william-shakespeare-hamlet


Ophelia [2018] Ofélia [Era para estrear em Portugal a 19 de Março de 2020. Como surgiu o Corona, não sei se já estreou entretanto ou não].


Sinopse:

Esta é uma versão diferente da novela de William Shakespeare, "Hamlet", contada pela perspectiva de Ophelia.


Eis um trailer:




A minha opinião:


Este filme é uma história vista pela personagem Ophelia. Muita gente tem criticado o filme por considerá-lo um desrespeito ao William Shakespeare e à sua obra, não entendendo que o filme não é uma recriação de Hamlet.

O filme está muito bem, visto que a acção é contínua. 

Daisy Ridley [Ophelia] mostra estar à altura da sua personagem, desempenhando o papel de uma mulher forte, de grandes convicções, feminista, corajosa e bem à frente do seu tempo [que contrasta com a personagem na história de Shakespeare, onde as mulheres eram mais marginalizadas].

Eu sou fã deste tipo de filmes. A cenografia, as paisagens, a fotografia, os adereços, as músicas... Eu gosto muito e valorizo bastante esse cuidado, assim como os diálogos. Os personagens interagiam razoavelmente bem uns com os outros, em especial a Rainha Gertrudes [Naomi Watts] e o Príncipe Hamlet [George Mackey]

É um filme bonito, trágico e cheio de sentido. Muito bom!

Recomendado!


Nota Final João: 8,5/10

15 maio 2020

Boys Will Be Boys! #1.38


Swiss Army Man

Hoje vou falar de um filme bem original!


swiss-army-man-movie-poster-jpeg-daniel-radcliffe-paul-dano


Swiss Army Man [Um Cadáver Para Sobreviver] [2016] é uma comédia dramática, num estilo bastante peculiar!


Sinopse:


Hank [Paul Dano] é um náufrago numa ilha deserta. Desesperado por estar sozinho e sem mais meios para pedir ajuda, ele tenta suicidar-se. Prestes a morrer, ele repara num cadáver [Daniel Radcliffe] que dá à costa...


Eis um trailer:





A minha opinião:


Eu não me ria tanto a ver a um filme como me ri a ver este. A história de Hank e de Manny é daquelas histórias que não lembram ao diabo. Parece tão surreal e ao mesmo tempo tão humano...

O desempenho dos actores está magnífico. Radcliffe uma vez mais mostra-nos o seu talento inegável. Ele nasceu para isto. Aprecio-o e admiro-o cada vez mais, pela sua versatilidade, como pelo facto de aceitar papéis bem "esdrúxulos"! 

A imagem do filme está brutal. O som e as músicas que eles criaram durante o filme também. A cereja no topo do bolo é mesmo o argumento, com diálogos que nos trazem de volta à nossa realidade humana, deixando-nos a pensar mesmo quando estamos a rir com as inúmeras habilidades que Manny possuí - daí o nome do filme, um trocadilho para o facto dele ser um "canivete suíço" ambulante.

Este é daqueles filmes para se ver sem ideias preconcebidas. Um filme doido, original, que nos faz rir e também nos faz pensar. Tem cenas de uma beleza intensa e carga emocional igualmente marcante. Diferente, profundo, ternurento, original! Uma verdadeira lição de vida!

Recomendado!

Nota Final João: 10/10

14 maio 2020

Boys Will Be Boys! #1.37


Goodbye, Christopher Robin



The Untitled A.A. Milne Project [Goodbye, Christopher Robin] [A história do Ursinho Pooh] [2017] foi o último filme que assisti durante a quarentena!


Sinopse:

Esta é a história do escritor Alan Alexander Milne [Doomhall Glesson] e da sua relação com o filho, Christopher [desempenhado pelos actores Will Tislton em criança e Alex Lawther em adulto]. Graças à interacção entre pai e filho, nasceu a história do Ursinho Pooh.


Eis um trailer:






A minha opinião:

Este é um filme com uma considerável carga dramática. Embora retrate um personagem que povoa os sonhos das crianças, este é daqueles filmes duros, de guerra, tristeza, dor, perdas, solidão... Um bocado pesado para as crianças assistirem sozinhas, por assim dizer. Por outro lado, temos toda a magia e encantamento do mundo visto pelos olhos de uma criança. 

E isso, nos dias que correm, faz muita falta.

O filme tem aquele sentimento agridoce no fim. 

É um filme que merece ser visto, até porque é um filme biográfico, retratando a história trágica de Christopher Robin. Preparem os vossos lenços, porque certamente vão chorar em alguns momentos, principalmente na recta final do filme.


Nota Final João: 8,6/10 

13 maio 2020

Knives Out



Knives Out [Entre Facas e Segredos] [Knives Out: Todos São Suspeitos] [2019] é a proposta que tenho para vos falar hoje.


Sinopse:


Harlan Thrombey é um famoso escritor de histórias policiais. Na noite em que celebrou os seus 85 anos, ele é encontrado morto. Contratado para investigar o caso, o detective Benoit Blanc [Daniel Craig] desconfia que todos os familiares e até os funcionários da casa de Thrombey são suspeitos!


Eis um trailer:


A minha opinião:


O filme é uma divertida comédia com sabor a mistério. Com aquele humor tão característico dos ingleses, este é um filme que nos relembra daquele jogo, o Cluedo, ao mesmo tempo que tem uma roupagem totalmente original e inovadora.


Preparem-se para pegar na vossa lupa de detectives e darem uma mãozinha ao detective [Daniel Craig] [e que bem que íamos, não é?] enquanto tentam descobrir o que raios aconteceu ao escritor! Quem o matou? Porquê?

Excelente desempenho dos actores, excelente trilha sonora, excelente enredo, excelente cenografia, excelente grupo de estrelas neste filme! 


Parabéns! Que venham mais casos para o detective Benoit Blanc! 


Altamente Recomendado!


Nota Final João: 10/10

12 maio 2020

Escape From Pretoria



Escape From Pretoria [Fuga de Pretória] [2020] é um filme baseado em factos reais.



Sinopse:


Tim Jenkin [Daniel Radcliffe] e Stephen Lee [Daniel Webber] são dois jovens sul-africanos brancos, que lutam pelos direitos humanos. Eles acabam presos na prisão de Pretoria, durante o regime do Apartheid em 1978. Eles tudo farão para escapar!


Eis um trailer:





A minha opinião:


Este é daqueles filmes que merece ser visto. Radcliffe mostra, mais uma vez, que ele é um daqueles actores que consegue fazer qualquer papel. Já o disse aqui no blog e volto a reiterar isso. O rapaz é um talento e espero que continuem a convidá-lo para interpretar filmes, pois ele sabe como se faz!

A história do filme é forte. Existe muita tortura física e psicológica, razões que têm levado muita gente a não assistir ao filme. Eu acho bom que se veja, porque é um retrato fiel do que aconteceu naquele tempo e do que vai acontecendo um pouco pelo mundo, nos dias de hoje, ainda que por outros motivos.

O facto do filme ser baseado em pessoas reais e numa história real dá-lhe uma maior profundidade. embora me tivesse chocado a violência e crueldade dos guardas da cadeia, o facto de me causar isso só mostra o quão bem os actores interpretaram os seus papéis.

Recomendado!


Nota Final João: 8,8/10

11 maio 2020

The Red Violin



The Red Violin [O Violino Vermelho] [1998] é o filme que abordarei hoje.


Sinopse:

Esta é a lendária história de um violino criado há vários séculos e que resistiu às amarguras do Tempo, chegando à nossa Era. 


Eis um trailer:





A minha opinião:

Já vi este filme várias vezes e sempre gostei muito. Durante a quarentena, tive oportunidade de o rever e foi um gosto para a alma. 

Trata-se de uma experiência inesquecível. O filme cativa-nos, do príncipio ao fim, até porque nos dá a conhecer as origens do violino aos poucos, em crescendo. Cativante, bem interpretado, um filme que se tornará, certamente, intemporal, tal como o lendário violino! 


Nota Final João: 7,8/10

10 maio 2020

The Revenant



The Revenant [O Renascido] [2015], é um filme de aventura, baseado em factos reais.


Sinopse:


Esta é a história de um caçador e explorador chamado Hugh Glass [Leonardo di Caprio], que um belo dia, é atacado por um urso e fica à beira da morte. Os colegas acabam por abandoná-lo à sua sorte e ele, depois de recuperar, faz todo o percurso de volta a casa, disposto a confrontar os que o abandonaram.


Eis um trailer:







A minha opinião:


Gostava de dizer que gostei do filme, mas não gostei. 

O filme tem uma imagem excelente, as paisagens estão espectaculares, a luz, os ângulos, tudo é estonteante. Mas, a beleza do filme, para mim, fica por aí. 

A história é aborrecida, chata, violenta em demasia. Custou-me ver o filme até ao fim. 

Nota Final João: 4/10

09 maio 2020

American Gods [1ª Temporada]



Sinopse:


American Gods [Deuses Americanos] [2017] [1ª Temporada] foi uma das séries que assisti durante a Quarentena. A série retrata a vida dum preso chamado Shadow Moon [Ricky Whittle], que sai da cadeia dias antes de terminar a sua pena, porque a esposa dele morreu num acidente de carro. Ao sair da prisão ele conhece o misterioso Wednesday [Ian McShane], que lhe oferece trabalho...


Eis um trailer:




A minha opinião:


A série começa muito bem! Tem cenas bastante impactantes, como a deusa que devora homens e mulheres quando faz sexo com eles, entre outros! No geral o enredo está interessante. Esta história da 1ª Temporada retrata o primeiro terço do livro homónimo de Neil Gaiman.


Temos aqui uma guerra entre os antigos deuses, [bem camuflados, entenda-se!] e os novos "deuses": a televisão, a Internet, etc.


Bastante gráfica, com algumas cenas eróticas [e que dizer do corpaço do Ricky Whittle - que manjar dos deuses!],  esta série mostra-nos um problema interessante, comum a deuses e mortais: a luta pelo reconhecimento e os esforços para não cairmos no pior destino de todos, o esquecimento!
Pelo meio, a história apresenta-nos aspectos da nossa "realidade": o fenómeno da imigração mexicana, a fé das pessoas em coisas e criaturas mitológicas, etc.


Infelizmente, a série acaba por centrar-se muito na história da falecida esposa de Shadow Moon, perdendo-se, na minha opinião, o foco sobre a trama principal. Vou começar a ver a 2ª Temporada entretanto, mas se ainda não viram esta série, convido-vos a verem.

 
É engraçadita e pelo menos um bocadinho diferente das séries que andam por aí. 


Nota Final João: 8,1/10

08 maio 2020

O Enigma de Fermat


Sinopse:


Fermat's Room [O Enigma de Fermat] [2007] conta-nos a história de 4 matemáticos, que não se conhecem e que são convidados por um misterioso anfitrião, sob o pretexto de decifrarem um enigma. Eles reúnem-se numa sala que se vai auto-destruindo, se eles não forem capazes de resolver os enigmas que o anfitrião da festa lhes vai enviando...


Eis um trailer:







A minha opinião:


Se são fãs de filmes de terror psicológico, mistério, thriller, então vão gostar bastante deste filme! Muito semelhante a "Saw" e a "O Cubo", este filme acaba por ser uma lufada de ar fresco, porque prova que o terror e a violência ocorrem não só na presença de cenas com muito sangue.


Extremamente tenso, brilhantemente escrito, facilmente nos deixamos envolver pela história e nos tornamos "vítimas" daquele quarto infernal, que aos poucos começa a destruir tudo, incluíndo a psique dos personagens.


Um dos melhores aspectos está nos ângulos com que o filme foi gravado, por forma a aumentar a sensação de clausura e desconforto não só nos personagens, mas também nos espectadores.    
Os enigmas acabam por ser "básicos" - no sentido em que ali estão 4 matemáticos, crânios mesmo - então era expectável enigmas bem mais complicados. 


Ainda assim, o filme é provocante, interessante, talvez um filme para vos acompanhar numa noite de chuva desta Primavera.


Nota Final João: 7,3/10 

07 maio 2020

Exame



Exam [Exame] [2009] é um thriller psicológico. 


Sinopse:

8 candidatos a um emprego numa grande empresa são desafiados a responder a uma só pergunta. No entanto, terão de responder a essa pergunta, sem saberem qual é a mesma... Conseguirá algum deles responder? 


Eis um trailer:





A minha opinião:


Vi este filme no dia a seguir ao que abordei ontem [ou teria sido ao contrário? Já não me lembro...]. Achei a temática do filme extremamente interessante e original. Como adivinhar, mediante uma série de regras, qual a pergunta para qual temos de responder? Muito bom! 


Se o filme começa bem, então o que acontece depois? A história aos poucos vai perdendo o sentido... Os personagens tornam-se arquétipos de figuras que todos conhecemos na vida real, com os homens a serem os "machões" e as mulheres a serem as "submissas", que só estão ali para aligeirar a tensão e dar informações.

Acho que o filme peca em muitos aspectos. Os actores regra geral cumprem o papel deles, mas creio que faltaram coisas, como uma boa direcção de actores e um melhor argumento.

Não deixa de ser um filme interessante, com pontos em comum com filmes deste género. Com bastantes falhas no roteiro, talvez a única coisa que vocês vão querer saber é qual é a pergunta que o teste tem. Até isso vai ser decepcionante... Ou não!! 


Nota Final João: 5,3/10

06 maio 2020

The Belko Experiment

E sai mais um filme fora da caixa!


the-belko-experiment-jpeg


Sinopse:

The Belko Experiment [2017] conta-nos a história dos funcionários de uma empresa de alta tecnologia chamada Belko. Um belo dia, eles são enclausurados dentro da empresa e são confrontados com um terrível dilema: eles têm de matar colegas de trabalho... Se eles se negarem a isso, alguém os matará...


Eis um trailer:




A minha opinião:


Este é daqueles filmes que não agradarão a muita gente. Extremamente sanguinolento e violento. A temática do filme - ter de escolher quem vive ou morre, mediante uma série de factores, é um tema cada vez mais recorrente nos thrillers psicológicos. Então, o filme acaba por se tornar apenas mais um entre tantos outros filmes que tomam como fio condutor essa questão. 


O filme, apesar de pecar pela falta de originalidade, ainda assim estimula e cativa os espectadores do princípio ao fim. A acção é continua, as perseguições e a "battle royale" também ajudam a que o filme não caia no aborrecido.


Talvez o mais surpreendente seja mesmo o final do filme... Ou talvez não!   



Nota Final João: 5,6/10

05 maio 2020

Sonic: The Movie

O meu serão de ontem foi passado na companhia do ouriço mais famoso do Mundo dos Videojogos: Sonic, a mascote da extinta SEGA!


sonic-sega-gif
Bons tempos!


sonic-the-hedgehog-movie-poster-trailer-jim-carrey-james-marsden



Sonic: The Movie [Sonic: O Filme] [2020] é uma divertida aventura para toda a família. O filme conta-nos a história do Sonic [com a voz de Ben Schwartz], desde o seu nascimento, até ele parar no Planeta Terra. Devido às suas habilidades e poderes, ele acabará por chamar a atenção... Um cientista chamado Dr. Robotnik [Jim Carrey], partirá em busca do ouriço mais veloz que todos nós já ouvimos falar.


Eis um trailer:






A minha opinião:


Este era daqueles filmes que eu resisti a ver. Sabia da polémica que acompanhou todo o lançamento do filme, nomeadamente a "caricatura" que fizeram do desenho, que na primeira versão estava demasiado mal... [O trailer acima é com a versão mais recente e com a qual o filme acabou por ser lançado]. Os produtores e a equipa de animação acabaram por escutar os fãs e redesenharam o personagem.


A história é bem leve e divertida. Sonic é retratado como um rapazinho fascinado com as novidades [o Planeta Terra] e consigo mesmo, com os seus poderes. Acho que a personalidade que criaram para ele torna-o muito acessível e do gosto do público. O facto dele sentir-se sozinho e querer, acima de tudo, um amigo de verdade, certamente comoverá alguns espectadores e encantará as crianças.  
O desempenho da maior parte dos actores está mediano. No entanto, o desempenho de Ben Schwartz [que dá voz ao Sonic] e claro, o incomparável Jim Carrey, que dá vida ao grande vilão [e praticamente rouba todo o protagonismo], salvam o enredo e o filme, porque eles encarnam perfeitamente as personagens. 


O argumento foi muito bem construído. Tem uma lógica típica deste tipo de filmes que acaba por fazer todo o sentido. É um filme divertido e totalmente aconselhado a verem com crianças. 
Quem sabe, vocês não matam saudades dos vossos tempos de infância e adolescência?




Não digam a ninguém... Mas existem cenas depois dos créditos finais! =P




Nota Final João: 8,2/10

Zero

The Lion King - Circle of Life ft. London Gay Men's Chorus

Agora que a Quarentena finalmente terminou, choremos quem não resistiu e que tenhamos consciência que a Realidade será diferente daqui para a frente. Acima de tudo, celebremos a vida, esse dom maravilhoso!



01 maio 2020

Maio

hot-sexy-man-flowers-jpg


O primeiro de Maio de minha Mãe
Não era social, mas de favas e giestas.
Uma cadeira de pau, flor dos dedos do Avô
— Polimento, esquadria, engrade, olhá-la ao longe —
Dava assento a Florália, o meu primeiro amor.

Já não se usa poesia descritiva,
Mas como hei-de falar da Maromba de Maio
Ou, se era macho, do litro de vinho na sua mão?
O primeiro de Maio nas Ilhas, morno como uma rosa,
Algodoado de cúmulos, lento no mar e rapioqueiro
Como Baco em Camões,
Límpido de azeviche
E, afinal de contas, do ponto de vista proletário,
Mais de mãos na algibeira do que Lenine em Zurich.
(Porque foi por esta época: eu é que não sabia!)

A minha Maromba tinha barriga de palha como as massas
E a foice roçadoira da erva das cabras do Ribeiro
Que se pegou, esquecida, no banco do martelo de meu Avô
Cujas quedas iguais, gravíficas, profundas

Muito prego em cunhal deixaram,
Muita madeira emalhetaram,
Muita estrela atraíram ao bico da foice do Ribeiro
Nas noites de luar em que roçava erva às cabras.
Favas de Maio do meu tempo!
Havia poder popular
Nas mãos de minha mãe, que as descascava como flores
E flores eram de si, na flórea abada
Como se já guardassem flor de laranjeira e açaflor
Nas suas intenções de Maio 1918, para as depor
(Nem pensada sequer) na fronte à minha amada.


Poema "Maio de Minha Mãe", de Vitorino Nemésio [1901~1978]

Para Além do Arco-Íris ~ Capítulo 20

Com uma sensação de que não estavam sozinhos, os dois homens voltaram ao aconchego. Graças à lareira convidativa, cedo os dois deixaram-se e...