27 junho 2021

The Witch



The Witch [A Bruxa] [2015] é a minha proposta para hoje.


Sinopse:


O filme conta-nos a história de uma família que é excomungada por heresia da cidade onde viviam. Eles partem para uma quinta na Nova Inglaterra, onde apesar das dificuldades, eram felizes. Porém, assim que cai sobre eles uma tragédia, o ciclo de males parece ser interminável.


Eis um trailer:




A minha Opinião:


Vi este filme por sugestão de um leitor do blog [assim como os próximos dois filmes que abordarei por aqui]. Este é uma verdadeiro filme de terror e horror moderno. É uma boa lufada de ar fresco perante o marasmo em que cairam os filmes destas categorias. 

Aqui, o horror é vivido de forma bem intensa, apesar da trama do filme se desenrolar pacificamente - querem mesmo deixar-nos relaxados, enquanto vamos conhecendo a miséria daquela família devota a Deus, para nos irem supreendendo aqui e ali, com verdadeiros momentos de choque, terror e mistério!  

O filme é perturbador, no bom sentido. É o que se pretende de um filme que foge daquele clássico de horror e terror de Hollywood. Temos de ter bem presente a época em que decorre a acção do filme para percebermos a beleza do enredo. Os cultos pagãos, o satanismo, os olhos do bode, a bruxa que vive na floresta... Tudo detalhes que embelezam a narrativa que decorre em meados de 1600.

Eu achei que o filme está muito bem feito. Os ângulos de câmara, a música, os actores, os jogos de luz, a cenografia... Tudo ingredientes para um grande filme de horror psicológico. Muito interessante do ponto de vista histórico e religioso.


Nota Final João: 8,9/10

4 comentários:

  1. Não gosto de filmes de terror, mas vou passando por aqui e lendo as tuas opiniões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas opiniões valem o que valem. ;)
      Eu tenho vindo a explorar diferentes tipos de filmes, este é interessante dos pontos de vista histórico e religioso.

      Eliminar
  2. Também não faz parte de minhas preferências cinematográficas os filmes deste gênero.

    Boa semana e beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Paulo!
      Sei que nem tu, nem o Francisco apreciam estes filmes, mas também os posto para eu me lembrar deles no futuro. :)

      Eliminar