28 junho 2021

Let's Talk About Sex #2

Hoje comemoramos o 52º aniversário sobre a Rebelião de Stonewall. Este evento foi o ponto de partida para o nascimento dos Direitos das Pessoas LGBTIQ+.

O evento começou de forma espontânea. Os gays e dragqueens que frequentavam o espaço revoltaram-se contra as sucessivas investidas da polícia, uma vez que naquele tempo era crime ser-se homossexual. Esta rebelião trazia outros movimentos por detrás dela - a questão da Guerra no Vietname, os Direitos das Pessoas Negras, os Direitos das Mulheres e também um novo conceito de Liberdade e de Expressão que nasceu com a Cultura dos anos 60. 


A Rebelião de Stonewall ocorreu em 1969, em Greenwich Village.


É certo que muitos de nós já ouviram - certamente alguns até já estarão saturados de falar - da questão do Orgulho Gay. A mim, tal como a tantos de nós por esse Mundo fora, parece tão comum abordar temáticas gays, encontrar-nos com outros gays e por aí adiante, que achamos que tudo vai bem.

Mas a verdade é que as coisas não são bem assim.

Começando pela situação aqui em Portugal, as pessoas de facto estão mais "abertas" e receptivas aos direitos das pessoas gays. Embora continue a ser incomum, a verdade é que cada vez mais me cruzo com casais de namorados de mãos dadas nas ruas. E isso deixa-me feliz. Afinal, até há bem pouco tempo, isso era algo quase impossível. Portugal não tem um quadro de violência homofóbica, mas que ela existe, existe. Muitos casos são abafados. Outros são dados como "incidentes pontuais", muitas vezes associados ao excesso de álcool dos agressores.

Apesar dos avanços nos direitos, existem pessoas que estão contra os mesmos. Eu acho que, a partir do momento em que não se está a invadir a liberdade individual de cada ser, as pessoas têm o direito de serem e de se expressarem do jeito que querem/são. 

Eu tenho leitores, amigos e conhecidos um pouco por todo o Mundo, o que me ajuda a ver e compreender como é ser gay um pouco por esse Mundo fora. Afinal, que nem todos os países do Mundo aceitam, muitos de nós já sabemos. Falar com pessoas que vivem em países onde ser gay é crime, onde têm de ter todos os cuidados e mais alguns para que ninguém descubra... Isso é o tema que me levou a esta reflexão.

Há pouco tempo atrás, tive dois contactos que me escreviam da Rússia. 

Ao conversar com eles, não pude deixar de me entristecer com os testemunhos arrepiantes que me descreviam, bem como os vídeos que me apresentaram. Apesar dos problemas que achamos que temos aqui em Portugal e em outros países, a verdade é que pelo menos podemos falar sobre eles. Talvez com menos pessoas do que aquelas que gostaríamos, mas podemos. Do mesmo jeito, temos aplicativos que nos permitem conhecer outras pessoas e quando a "fome aperta", sempre encontramos uma solução para "matar a fome". Ainda podemos expressar, como eu faço com o meu blog, aquilo que eu sou, apesar de considerar que ser gay não me define, mas sim, é um aspecto de mim. 




Ainda assim, ser gay é algo importante para mim, pois tornou-me a pessoa que sou hoje. Todas as lutas, todas as dores, todos os amores em silêncio, todos os momentos em que tive de me esforçar para chegar até aqui, para me amar e ter orgulho no que sou. Tantas e tantas vezes que quis desistir porque era diferrente. Essa é que é a verdade. Infelizmente, nem todos têm a mesma sorte.

Das pessoas com quem converso, algumas vivem o pesadelo diário de serem descobertas e de poderem ir parar à cadeia ou até mesmo serem mortas. Outras, desejam receber um carinho de um homem, porque nunca o tiveram. Pode parecer quase inacreditável, mas é a Realidade de muito boa gente, como é o caso desses dois amigos russos. Muitos deles não tem amigos no local onde vivem, porque ser gay é errado, porque ser gay é um pecado aos olhos da cultura de muitos deles. No caso dos meus amigos russos, eles são monitorizados, pelo que a troca de mensagens tem de ocorrer de forma bem discreta. 

Antes de sermos gays, somos seres humanos. Com mais ou menos defeitos, melhores ou menos bons. Ninguém é perfeito. ninguém devia ter o poder de controlar a vida dos outros. No entanto, vivemos ainda num Mundo cheio de injustiças.

E quanto a nós, que pertencemos ao universo gay, a nossa caminhada é constante. Ainda temos um gigantesco caminho a percorrer. Passaram 52 anos. Muita coisa mudou, principalmente nos últimos 20 anos. Infelizmente, ainda vivemos num Mundo onde sermos quem somos de verdade ainda é muito difícil para muitos de nós. Todos os dias morrem pessoas pelos motivos mais esdrúxulos: pela cor da pele, pela etnia, pela religião, pela sua sexualidade…

Ser quem somos de verdade não devia ser motivo de vergonha, mas sim, motivo de Orgulho!

Amor e Amar não são pecados; são actos de Coragem e de Resistência!

Saibamos valorizar o que já conquistamos, mas que nunca nos esqueçamos das pessoas que, por esse Mundo fora, ainda não podem celebrar este dia. 

Por um Mundo mais colorido, mais empático, mais feliz!


4 comentários:

  1. Parabéns pela reflexão inteligente sem maiores militâncias hipócritas. Respeito se impõe naturalmente pelo comportamento e não por discursos ideológicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo!
      A política devia ficar de forma disto, não é? Afinal, a nossa sexualidade é algo enquanto seres humanos, independentemente da cor política.

      Eliminar
  2. Gostei deste teu post, super interessante e tu muito ousado :)

    Gostei mesmo muito

    Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz umas fotos bem ousadas, para celebrar este dia! ;)
      Estas são um cheirinho ehehehe!
      Obrigado pelas palavras!

      Abreijos :)

      Eliminar

Previsão Astrológica da Véu Encantado - Maio 2024

Maio traz consigo uma atmosfera mais tranquila em comparação a abril, período marcado por sinais de turbulência e mudança. No entanto, é nec...