Pesquisar neste blogue

Tradutor

18 agosto 2021

Mulan

Depois da animação de "Raya and the Last Dragon" no último post, passamos para uma live action de um filme da Disney que foi um grande sucesso nos anos 90: Mulan!




Sinopse:


Mulan [Liu Yifei] é uma verdadeira "maria-rapaz". Os pais dela preocupam-se muito com o seu futuro e a mãe procura arranjar-lhe um noivo. Quando uma crise toma conta do reino, o Imperador manda chamar todos os guerreiros homens de todas as aldeias. O pai de Mulan, fragilizado pela guerra, apresenta-se ao serviço, mas a filha, desejosa de escapar a um casamento que não quer, disfarça-se de rapaz e toma o lugar do pai no exército.   


Eis um trailer:

 



A minha opinião:


As pessoas hoje em dia têm a ideia de que um remake ou um live action é uma espéce de versão remasterizada de um filme ou série que já foi lançada há muito tempo atrás. Com este filme não é excepção. Muita gente critica negativamente o filme, porque estão à espera de ver a Mulan e o Dragão, as danças, as músicas... E aqui não temos nada disso. E ainda bem! 

O filme aqui é uma nova história sobre a personagem, vista de um certo ponto de vista mais "moderno". Seria impensável no Tempo Histórico do filme, que uma mulher tivesse tantas aptidões e capacidades, bem como não aceitar subjugar-se ao que os pais e a família quisessem para a vida dela.

Aida assim, Mulan também não foge completamente ao seus destino. Ela cumpre, com muita honra e habilidade, aquilo a que se propõe, para descobrir que o seu maior inimigo é, na verdade, outra mulher. Este aspecto é muito interessante e denota a cada vez maior consciência para o papel das mulheres na vida, na sociedade e como seres que podem muito bem viver sem homens e sem seguirem o "papel" a que parecem "destinadas" muitas delas.

O filme traz-nos assim, muitas lições nas entrelinhas. É um filme deveras inspirador, bonito, com muita acção, grandes desempenhos dos espadachins, música oriental que é sempre um regalo para alma. As paisagens são estonteantes e o enredo também é bom. Eu gostei e recomendo a quem for fã de artes marciais, samurais e filmes de época.


Nota Final João: 10/10    

2 comentários:

  1. Fica a dica para um destes fins de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para veres com os teus sobrinhos e dares uma lição de História. :)

      Eliminar

Para Além do Arco-Íris ~ Capítulo 20

Com uma sensação de que não estavam sozinhos, os dois homens voltaram ao aconchego. Graças à lareira convidativa, cedo os dois deixaram-se e...