30 agosto 2021

Reminiscence

 

Reminiscence [Caminhos da Memória] [Reminiscência] [2021] foi o filme a que assisti no serão de ontem.


Sinopse:


Nick Bannister [Hugh Jackman] é um cientista que, num futuro não muito distante, cria uma máquina capaz de nos fazer entrar dentro das nossas memórias. Quando uma misteriosa mulher por quem Nick se apaixona desaparece, ele cairá nas teias das memórias, em busca de pistas. 


Eis um trailer:





A minha opinião:


Este é daqueles filmes que misturam a realidade, sci-fi, ficção e uma certa dose de filosofia, através dos diálogos. Quando vi o trailer do filme nas notícias, pensei que ele iria ser num cenário futuro e onde abordaria as consequências do aquecimento global.

Pela perspectiva do filme, realmente a subida da água do mar vai trazer inúmeras consequências, algumas que eu ainda não tinha ponderado, talvez porque vivo numa zona bastante acima do nível do mar, pelo que nunca me passou pela cabeça de imaginar algumas das coisas que o filme mostra. Acredito que venha a ser assim ou muito parecido com o que virá a ser, quando o nível da água do mar subir.

Sobre a história em si, eu acho que reviver as nossas memórias é uma das peças do puzzle de sermos humanos. Não sei se mais algum animal terá a capacidade de reviver e revisitar memórias como nós o fazemos, nem tão-pouco da forma como o fazemos - embora no outro dia tenha ficado particularmente impressionado com um desenho feito por um cão, que pintou outro cão com uma riqueza de detalhes deveras impressionante. A título de curiosidade, podem ver sobre isso, clicando aqui.

Creio que a ideia do filme é boa. O desempenho dos actores também. O ambiente da trama, o cenário, a música, a luz, a fotografia, tudo está bom também. Agora, creio que o problema é o enredo. Embora seja bom, falta ali qualquer coisa. Tem um enredo bom e interessante, mas falta-lhe criar ligação com o espectador. Nenhuma das personagens tem tempo e espaço para crescer o suficiente, numa história que teria muito mais para dar do que aquilo que conseguiu dar. a forma como o filme se desenrola deixa um pouco a desejar e as motivações, quando as descobrimos, ficam aquém do que se podia esperar. 

Tudo acaba por ser previsível, o que tira um pouco da magia ao filme. Ainda assim, é daqueles filmes que nos deixa a pensar, não só no nosso Passado e nas nossas Memórias, mas num Futuro que já não é assim tão futurístico e que muitos de nós ainda estarão vivos para ver as derradeiras consequências.


Nota Final João: 8,2/10           

7 comentários:

  1. Parece-me muito interessante, gosto do gênero. Vou conferir ...

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei do filme, acho que poderia ter sido mais desenvolvido, talvez venham a torná-lo numa série, quem sabe...

      Abreijos :)

      Eliminar
  2. Gostei desta tua partilha, vou ver e depois dou a minha opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francisco! Fico a aguardar! ;)

      Eliminar