Us [Nós] [2019] é um misterioso thriller com algum horror pelo meio.
Sinopse:
As férias de uma família vão tornar-se um pesadelo, quando as sombras de cada um deles ganham forma humana e decidem atormentá-los!
Eis um trailer:
Os filmes deste realizador tem sempre que se lhes diga. O tema deste filme é uma profunda crítica à sociedade norte-americana consumista. Ao longo do filme são-nos apresentados inúmeros detalhes, aqui e ali, que nos dão a entender as motivações das sombras no final do filme.
É um filme complexo, bastante discutível pelos temas que aborda. Não é um filme que seja do gosto da maioria - é daqueles filmes que nos obriga a pensar, embora também cumpra o requisito de nos divertir e entreter, com muito mistério e algumas cenas bem "cómicas" de terror.
Entre os aspectos bons, estão certamente a forma como foi gravado, com bastante cuidado nas transições entre planos. A música bem sugestiva e os jogos de luz nos cenários, tudo bem planeado para nos induzir àquele ambiente por vezes sufocante em que vivem os personagens. A prestação dos actores também esteve muito boa, embora o papel do pai de família tenha o seu lado mais humorístico - e estaria melhor refastelado nas nossas camas connosco [ele tem uma cena, vestido na cama, bem sugestiva, hum hum], diga-se de passagem - do que a combater os sombras.
Por outro lado, a explicação para o nascimento e aparição dos sombras.... Meh... Deixou um pouco a desejar. No entanto, vendo pela perspectiva geral e com a ideia do que estaria em mente - a tal crítica à sociedade norte-americana, sempre paranóica e com a mania das teorias da conspiração - as motivações acabam por ter a sua lógica.
A grande surpresa é o plot twist bem perto do final do filme e é isso que tem produzido mais críticas negativas ao redor do filme. Eu pessoalmente achei a ideia interessantíssima e lógica dentro do enredo do filme, mas lá está, é preciso pensar - coisa que muitas pessoas não fazem quando assistem filmes, daí o desagrado de muitos.
Como disse acima, o filme não agradará a toda a gente. No entanto, se conseguirem ver o filme com olhos de ver, atentos aos detalhes e vendo para além do véu, entendendo a crítica e a sátira social, vocês devem gostar do filme.
Nota Final João: 8/10
Sem comentários:
Enviar um comentário