26 setembro 2022

Downton Abbey - A New Era

 
downton-abbey-a-new-era-jpeg


Downton Abbey - A New Era [Downton Abbey - Uma Nova Era] [2022] é o mais recente [e provavelmente o último] filme que retrata as aventuras e desventuras da Família Crawley.  


Sinopse:

Neste filme, que se passa em 1928, os Crawleys são confrontados com uma curiosa novidade: a Condessa Viúva [Maggie Smith] herda uma Villa no Sul de França e parte da família desloca-se ao local, intrigados. Afinal, esta herança poderá estar por detrás de um grande segredo da Condessa Viúva. O que irá acontecer? 



Eis um trailer:

  



A Minha Opinião:


Bom, existem filmes e filmes. Existem histórias que sabe bem rever. Outras, à medida que o tempo passa, vão gastando a beleza e tornam-se repetitivas e um pouco aborrecidas. Infelizmente, foi o que aconteceu com "Downton Abbey". 


A história meio que vem rematar e fechar outras histórias e ciclos que por ventura tinham ficado abertos. Mais do que uma necessidade real de criar este filme, parece que o propósito do autor foi mesmo entregar uma última jóia aos fãs de Downton Abbey. No entanto, a jóia mais parece uma bijuteria...


Não que os actores estejam mal. Eles mantém-se ao nível de sempre, com as suas actuações regulares, embora todos tenham ficado aquém do esperado neste filme. Não fizeram mais do que cumprir o papel. Nota-se, na minha maneira de ver, que também os actores já não sentiam necessidade de fazer este filme. 


O enredo então, nem se fala. Entre a trama principal, onde a Condessa Viúva se vê a mãos com um segredo com mais de 60 anos e que pode comprometer a "integridade" dela, ao facto de Downton Abbey necessitar, uma vez mais, de dinheiro - [caramba, mais valia venderem aquilo de uma vez, esse problema já vem dos tempos da série!] - sujeitando-se, neste filme, a cenas bem "caricatas" para ajudar a resolver esse eterno problema.


A nível dos finais de personagens, vou destacar o final de Thomas, um dos vilões que se vai redimindo ao longo da série e dos filmes e que, depois de tanto penar por ser gay, parece terminar com um final feliz, depois de um actor de cinema o convidar para viver com ele e ser o seu "criado".


Não sei se este é o derradeiro final para uma série que encantou mundos e fundos. O filme termina triste e melancólico, após uma surpresa inesperada - ou talvez nem tanto - que me levam a acreditar que sim, que este é o ponto final nas aventuras desta família.  


Tudo tem de ter um fim e Downton Abbey não é excepção. Talvez peque por ser tardio, mas, mais vale tarde do que nunca.       


Nota Final João: 7/10

2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha, ver se num destes fins de semana com chuva, dou um piscar de olho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei, mas ficou aquém do que eu esperava deles, mas oferece o glamour de sempre. Talvez a história pudesse ter sido trabalhada de outra forma, para se tornar mais interessante, não sei.

      Eliminar