20 setembro 2019

A Verdade da Mentira #1


Dizem os entendidos que temas como Política, Religião, Filosofia e mais recentemente, Ciência, causam polémica e devem ser evitados, a fim de se evitar chatices. Ainda assim, embora concorde com isso, não posso esconder a minha indignação e revolta e decidi escrever na mesma.

Há muito que me rio quando vejo na televisão, escuto na rádio ou leio nos jornais que "sondagens" dão isto ou aquilo ao Partido ! ou Partido ?.  Assim, hoje durante a minha hora de almoço decidi fazer uma pesquisa rápida, que apenas me confirmou aquilo que eu já sabia e confirmou o que eu desconfiava.

Sei que quase ninguém vai ler este texto e também não me incomoda nada. Mas era bom que as pessoas dessem com o que vou escrever, a ver se acordam de uma vez...

Pois bem, o tema deste post são as sondagens.

Eu não preciso de sondagens para saber em quem votar. De momento, ainda faço parte do eleitorado que está indeciso, mas pelo menos, já sei em quem não vou votar de certeza! Já é um começo e daqui até às eleições, irei deixar aqui informações que poderão ajudar outros como eu a fazer uma escolha - que se não for acertada, pelo menos será mais consciente.

Como disse acima, o tema deste post são as sondagens. Desde que tive aulas de Estatística no Ensino Secundário, que fiquei com uma ideia muito particular sobre essa ciência, que considero tão fascinante, quanto perigosa.

Ultimamente, os Noticiários da hora de jantar abrem com pompa e circunstância, a anunciar uma grande e estrondosa vitória do PS, em detrimento dos restantes. Esse será tema para outro post. Aquilo que me causa "comichão" é o facto de anunciarem aqueles resultados como se estivessem a anunciar a nomeação de um Novo Papa ou algo do género.

E isto porquê?


Vamos à 1ª volta das "Contas Certas":

* Estas pseudo-sondagens são feitas a cerca de 1000 pessoas [geralmente são muito menos];
* Das pessoas entrevistadas, existe uma margem de erro de 5%;
* Muitas não sabem ainda a resposta;
* Muitas pessoas não querem responder;


1ª Conclusão:

Do universo de pessoas que eles angariam para fazer a sondagem, acabam por ter resposta a cerca de metade ou pouco mais de metade.


Pergunta óbvia:

Podemos considerar que um universo de pessoas tão pequeno possa determinar a vontade de toda uma nação?    


Resposta óbvia:

Não! Claro que não! Mas não é essa a mensagem que nos chega pela televisão, pela rádio, pelos jornais. A sociedade, no seu todo, aceita as informações, não pensa, não questiona, nada... E depois queixam-se que nada muda!

Vamos à 2ª volta das "Contas Certas":

O número total de eleitores portugueses no Mundo Inteiro ascende às 10.811.436 pessoas.
[Fonte: DN] 

Em Portugal, o número de eleitores corresponde a 9.345.486 pessoas. 
[Fontes: PorData; Economia e Finanças]


2ª Conclusão:

Apesar dos dados oficiais, eles também não correspondem à verdade. O número de pessoas que pode mesmo votar é claramente inferior - porque nestes dados incluem os menores de idade - e é por esta razão que os dados da Abstenção são sempre tão elevados.

Pergunta óbvia:

Se é assim, porquê que ninguém faz nada?

Resposta óbvia:

Esta questão está envolta em polémica e não há consenso. Claro que isto serve os interesses de quem manda, de quem [des]governa, daí que estas questões não costumem vir a lume...


3ª Conclusão:

Na posse dos dados anteriores, é uma questão de fazer contas. Os números não deixam mentir:

Se pegarmos no universo de todos os eleitores que podem votar nas eleições legislativas, a nível de portugueses espalhados pelo Mundo e juntarmos os dados que as sondagens nos apresentam, o resultado que estas representam são...

Nada mais, nada menos do que 0,0093% da população!


Seguindo esta linha de raciocínio, voltemos a fazer contas:

Se pegarmos no universo de eleitores que residem em Portugal, de acordo com os "dados oficiais" - e eu ainda experimentei com cerca de dois milhões de pessoas a menos também, visto que esse é o valor de jovens com menos de 18 anos, o resultado foi bastante esclarecedor:

As sondagens que são anunciadas aos quatro ventos como sendo as grandes sondagens... As sondagens que vão mudar e eleger o próximo governo que nos [des]governará...

Representam 0,01% da população!


Nota: Os valores finais foram calculados tendo por base um universo de 1000 pessoas, o que ainda é superior aos valores apresentados na Comunicação Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário