30 dezembro 2020

Etecetera #2.8

Existem momentos na vida que nos marcam.


As minhas últimas semanas de 2020 foram particularmente impactantes. Porquê? É o que vão descobrir já a seguir!



R.I.P. Namoro
18/03/2020 ~ 20/12/2020


Como se sabe, tudo tem um tempo certo para acontecer. 

O meu relacionamento viveu tempos bem difíceis, até porque começamos a namorar em plena pandemia. Em 9 meses de namoro, acabamos por estar juntos apenas 7 vezes. Devido à distância e ao facto dele trabalhar muito, havendo alturas em que estava praticamente um mês sem tirar nenhuma folga, ficava de facto cada vez mais difícil viver o relacionamento. 


*************************************************************


E porque uma tragédia nunca vem só...



R.I.P. Computador
14/04/2018 ~ 23/12/2020


O meu computador "morreu" a semana passada. Como se meteram as festas e tal, ainda não sei quando terei o computador de volta. O pior de tudo é o facto de ter perdido todos os dados que tinha no computador e não ser possível recuperá-los. 

Assim, boa parte da história "Escrito nas Entrelinhas: Parte 3" e as histórias "Para Além do Arco-Íris" e "Para Além do Para Sempre" foram à vida. Terei de recomeçar a escrevê-las do zero, pelo que de momento, as histórias serão adiadas por tempo indeterminado. Junto com isto foram todas as músicas, documentos, fotografias que eu tinha no computador, onde tinha reunido os 40 anos de memórias minhas. Foi uma perda extraordinariamente inimaginável e uma verdadeira lição para a vida - arranjar um disco externo e ter várias cópias de tudo será algo a fazer no futuro próximo. 


***********************************


Cheguei ao Natal deveras desconsolado com tudo isto.

O Natal em si foi muito frouxo. Desconsolado pelo final do namoro e pela morte do meu portátil, acabei por nem me lembrar de acender as luzes de Natal do pinheiro, tanto na véspera de Natal, como no dia de Natal. 


********************************************************


Dizem que não há duas sem três...



R.I.P. Caos
10/03/2014 ~ 30/12/2020


Eu fui, desde sempre, um amante de cães. Fui criado com cães desde pequeno e sou uma pessoa "canina" - ladro muito, mas não mordo! - A menos que queiram, aí mordo sim! [risos]

O Caos entrou na minha vida há uns anos atrás e tivemos um maior convívio depois da morte da Luna. No princípio, foi um convívio difícil, uma vez que o Caos era um gato diferente de todos os gatos que já conheci e convivi. Ele era arisco, um bocado selvagem, talvez características da raça dele - era um Gato Azul. Ou talvez fossem características de um gato que nasceu na rua.

Só para ficarem com uma ideia, eu precisei de meio ano para perder o medo que ele me ferrasse ou atacasse, quando lhe fizesse festas na cabeça. A medo, lá fiz a primeira vez e aos poucos, ele foi deixando fazer e passou a ser um pouco mais sociável, embora para isso nós tivéssemos que chegar a um "entendimento". 

Ele tinha o espaço dele, eu tinha o meu e ambos compartilhávamos espaços em comum, num misto de cerimónia e respeito mútuos. Com o passar do tempo fomo-nos afeiçoando um ao outro, com ele por vezes a dar-me a honra de me "mimar".

Ele estava doente há cerca de 3 semanas. De repente, começou a mancar da pata esquerda frontal. De início pensei que fosse um mau-jeito que ele tivesse dado na pata e que passaria. Como ele começasse cada vez a ficar mais quieto e até a deixar de comer - um mau presságio - ele foi ao veterinário, que lhe deu um anti-inflamatório e um medicamento para os ouvidos, pois estava com uma otite.

O certo é que o estado do Caos não melhorou. 

Ontem levei-o de novo ao veterinário e durante a consulta ele tossiu, coisa que eu nunca tinha visto ele a fazer. Tossiu durante quase um minuto, ficando com muita atrapalhação - parecia eu, às vezes. O médico, alertado pelo novo sintoma - e eu, relembrando-me do que acontecera com a Luna - fez novas análises ao sangue, que vieram a confirmar o pior. O Caos estava infectado com uma doença incurável - não transmissível aos humanos, mas transmissível entre gatos - e os problemas na pata dianteira tinham-se prolongado para as patas detrás e a coluna. 

O médico deu-lhe vários dias, no máximo, semanas de vida, tempo esse que seria passado em completo sofrimento, visto que o bichinho já não se mexia devido às dores.

Horrorizado com as novidades, perguntei o que se poderia fazer. Afinal, depois do que passei com a Luna, não queria voltar a reviver aquele sofrimento e muito menos que o animal estivesse a sofrer, até acabar por morrer de forma natural. O médico disse que poderíamos adormecê-lo e assim foi...

O Caos partiu hoje, ao meio-dia, de forma serena e pacífica, para o Paraíso dos Gatos.


********************************************************


Este foi um ano particularmente difícil. 

Vou sair deste ano com muita tristeza e desalento. Completamente desanimado e desesperançoso. 

Talvez, no futuro, as coisas melhorem e, um dia, até consiga olhar para trás e agradecer por tudo isto que passei. 

Por agora, só quero fechar os olhos, chorar e correr, rumo a 2021.

4 comentários:

  1. Deixo-te um grande abraço cheio de Amizade,
    Lamento o fim do namoro (Há mais homens que Marés e Marinheiros) ahahahahahhahaha Quem sabe se não voltam em 2021 ;)
    Lamento o fim do computador e das tuas histórias.
    As luzes de Natal podem ficar para o Ano :)
    O Caos está melhor onde está neste momento :) Quem sabe se não arranjas um novo gato Uhmmmm :)

    Grande Abraço amigo e um Feliz Ano 2021

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      Pois é, de facto há mais homens do que marés e marinheiros. E como tu mesmo dizes, eles voltam sempre. A ver vamos. :P
      A perda do computador foi de facto terrível. Vivendo de muitas coisas que fazia através do computador, é uma situação chata e complicada. Muitas horas, dias, semanas, meses e até anos de trabalhos e pesquisas, para além das músicas, imagens e fotografias. É uma perda maior do que gostava que fosse.
      Puxa, foi muito difícil dizer-lhe adeus. Ele partiu muito sereno. Tal como o Pluto - um cão que tive - fiquei com ele até ao fim. O médico ainda quis que eu saísse, mas eu já tinha assistido ao Pluto e quis ficar. O olhar dele estava mais lindo do que nunca.

      Quanto a gatos novos, espero que a virem sejam do tipo que postas no teu blogue! Com este frio, gatos assim é o que precisamos para nos animar - e aquecer!

      Abreijos e muito obrigado por todo o carinho e amizade de sempre! :3

      Eliminar
  2. Vida que segue meu caro ... Tudo passa mesmo com alguma frustração e às vezes um pouco de sofrimento, mas tudo superamos.
    Que 2021 nos seja mais leve.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida é feita disto, não é? Princípios e fins, que levam a novos começos e por aí adiante.

      Obrigado pelos votos e pela amizade. Feliz 2021!

      Abreijos com carinho :)

      Eliminar

Previsão Astrológica da Véu Encantado - Maio 2024

Maio traz consigo uma atmosfera mais tranquila em comparação a abril, período marcado por sinais de turbulência e mudança. No entanto, é nec...