08 dezembro 2020

Nossa Senhora da Conceição


 

Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição é a padroeira de Portugal. A História mostra-nos que, já em 1147, após D. Afonso Henriques, o 1º Rei de Portugal, ter conquistado Lisboa aos Mouros, ele mandou celebrar uma Missa Pontifical em Acção de Graças à Imaculada Conceição. Depois desse acontecimento, outros se sucederam, como no caso da Batalha de Aljubarrota [1385] mostrando a fé e devoção que os portugueses têm à Santa. No reinado de D. João IV, por provisão régia de 25 de Março de 1646Nossa Senhora da Conceição foi nomeada Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os seus territórios ultramarinos.


Nossa Senhora da Conceição tem este nome porque, segundo os dogmas, ela foi gerada sem o pecado original. O mesmo dogma consta que ela passou toda a vida sem pecar, pois estava cheia de Graça Divina. A festa da Imaculada Conceição, data comemorada a 8 de Dezembro, foi inscrita no Calendário Litúrgico pelo Papa Sisto IV, a 28 de Fevereiro de 1477. Esta data foi, durante muito tempo, associada ao Dia da Mãe em muitos países do Mundo, incluíndo Portugal. Foi no Papado de João Paulo II, nos anos 80, aquando da sua visita a Portugal, que o Dia da Mãe passou para o 1º Domingo de Maio, o mês mariano.

4 comentários:

  1. Ela também é a padroeira aqui de Belo Horizonte quem completará 123 anos no próximo sábado dia 12/12/2020. Vivas à Imaculada Conceição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela data Paulo! Muitos Parabéns! ^^

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...