17 abril 2020

O Expresso do Amanhã

snowpiercer-jpg-2013-movie-poster-expresso-do-amanha


Snowpiercer [O Expresso do Amanhã] [2013] é um filme do realizador Song Joon Ho.


Sinopse:


Num futuro não muito distante, a Humanidade entra em colapso, devido ao Aquecimento Global. O Planeta Terra entra numa nova Era de Gelo e os seres humanos que sobrevivem passam a viver num comboio gigantesco, chamado Snowpiercer, que percorre ininterruptamente todo o planeta.


Eis um trailer:





A minha opinião:


Sendo um filme que, na minha opinião, é uma completa crítica social, ou se ama ou se odeia. É um filme surreal, numa realidade distópica, mas não tão impossível quanto se poderia imaginar. Na verdade, creio que estamos mais perto deste tipo de realidade do que poderíamos desejar.

O filme tem partes sem lógica nenhuma. Essa tem sido uma das críticas mais apontadas ao filme. No entanto, temos de ver o filme pela perspectiva futurista e não pela nossa visão do presente. A única coisa que não muda neste futuro sombrio - e gelado - é o facto dos ricos continuarem a viver bem e os pobres, coitados, a viverem em condições piores do que miseráveis. O filme expressa e mostra bem como o fosso entre ricos e pobres afunda cada vez mais.

A nível de cenografia, o ambiente está muito bom e convincente. As personagens estão bem conseguidas e ficamos a torcer para que o protagonista consiga atingir o seu objectivo. No entanto, é com surpresa que o filme nos revela algumas surpresas - existem vários clímax ao longo do filme e nem sempre os maus são assim tão maus, nem os bons assim tão bons. Essas "irracionalidades" reflectem-se num filme que nos cativa o tempo todo, enquanto seguimos a jornada do herói - ou anti-herói, conforme a perspectiva de cada um.

Se já leram os livros "1984" e "A Quinta dos Animais", então a trama deste filme fará todo o sentido! Este é um filme com um enredo insano, mas eu gostei bastante!   


Nota Final João: 9/10

6 comentários:

  1. I watched the movie with Chris Evans and, it was good. Heard about the new TV show but, from the trailer for the TV series... Seems like it's almost the same like the movie, just with different actors but longer. Much, much longer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeah, I heard about that tv series too.
      At moment I'm watching American Gods. Did you watched it? Very good, I think you will like it! soon I will talk bout it, too.

      Eliminar
    2. Nope, haven't even heard of that one. I already watch too much content, LOL! :D You already know... So many movies and TV series but, so little time!

      Eliminar
    3. Man, you hould watch American Gods... There's some guys I think will make your good taste! ;)

      Eliminar
  2. Mais uma boa sugestão para esta quarentena, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme está muito bom e o facto de ter vários clímax ao longo do filme e um final surpreendente, torna-o mesmo muito bom!

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...