02 outubro 2019

Primos

Na estreia da temática Cinemix, vou abordar o filme:

primos-cousins-2019-thiago-cazado-paulo-sousa



Primos [Cousins] [2019] é uma comédia romântica brasileira.

Lucas [Paulo Sousa] é um rapaz que vive com uma tia chamada Lourdes [Juliana Zancanaro], num lugar pacato no interior do Brasil. Lourdes é uma mulher religiosa que participa activamente na comunidade do vilarejo, enquanto Lucas passa os dias a tocar orgão. Quando Lourdes anuncia a chegada de Mário [Thiago Cazado], a vida de ambos nunca mais será a mesma.  

Eis um trailer:





A minha opinião:

Adorável. 
Emocionante. 
Bonito.

A minha crítica poderia ficar-se por aqui, visto que em três palavras consigo descrever o filme. Primos é uma viagem para muitos de nós até à nossa infância e/ou adolescência. Afinal, quantos de nós não “brincaram” com primos, durante as férias de Verão? ^^

O filme aborda aspectos que para muitos, ainda são contraditórios entre si. Lucas vive numa comunidade pequena, no interior do Brasil. Estas comunidades geralmente são mais tradicionais. Não é nada fácil ser-se gay em comunidades pequenas, ainda para mais se forem no Brasil. Infelizmente, o Brasil é o país onde mais se morre por causa da nossa identidade sexual. Isso é deveras assustador. 

Apesar de muito boa gente apregoar que se deve colocar um ponto final ao “Orgulho Gay”, este tipo de filmes é muito importante. Para além de consciencializar e sensibilizar os espectadores para a realidade que é ser gay numa comunidade pequena, é abordado o aspecto da religião e mais importante ainda, o verdadeiro sentido da palavra de Deus - o mais importante é o Amor, independentemente do género, cor, raça, credo, estatuto social, etc.

Eu adorei o filme. Achei-o divertido, carinhoso, sensível. A música acompanha-o bem. Quando damos por ela, já nos encontramos dentro do filme. Somos testemunhas do desabrochar de um amor puro e bastante bonito. É inegável que os dois actores possuem uma química incrível, o que resulta em cenas lindíssimas e de uma naturalidade fantástica.

Eu já assisti ao filme duas vezes e chorei em ambas. 

A história é leve, envolvente e aos poucos, acaba por derreter-nos completamente! 

Nota Final João: 10/10

2 comentários: