28 setembro 2020

Downton Abbey [3ª Temporada]

 Hoje acabei de ver a 3ª Temporada de Downton Abbey.



Downton Abbey [3ª Temporada] [2012] é um drama de época histórico.


Sinopse:


Se ainda não conhecem a série, a trama desenrola-se numa propriedade chamada Downton Abbey, algures no Yorkshire, Inglaterra. Os problemas que os donos da propriedade têm, assim como os dramas dos criados deles, fazem boa parte da acção e do enredo da história. 


Nesta 3ª Temporada, a trama ocorre no Período Pós-1ª Guerra Mundial. Muitas mudanças estão em curso, como as mulheres ganharem o acesso ao voto, e os grandes proprietários a terem de se modernizar, caso contrário, correm o risco de perderem tudo o que têm. 


A minha opinião:


Depois de uma queda na trama ao longo da 2ª Temporada, fiquei com a ideia que que o autor quis redimir-se. A 3ª Temporada regressa ao "plano original" - finalmente, o problema de quem irá herdar Downton Abbey fica resolvido, com o casamento entre "x" e "y". [Não digo para não estragar a surpresa a quem ainda não assistiu].


No entanto, com o fim da Guerra nasce uma gigantesca crise, que chega a Downton Abbey. É preciso mudar - e muito! - e Lord Grantham demonstra ser um verdadeiro "Velho do Restelo", ao recusar-se a aceitar que o Mundo onde nasceu e cresceu acabou, tendo que se adaptar a novos tempos que trazem consigo muitas e profundas mudanças. 


Existem vários temas importantes que são abordados nesta fase da história e gostaria de resaltar um deles: a homossexualidade. Um dos personagens é gay e já teve algumas cenas interessantes até agora, sempre com a máxima discrição. Afinal, nos anos 20, era crime punível com prisão, qualquer acto de natureza homossexual. Essa personagem tem um desenvolvimento curioso nesta temporada, pois mostra que, apesar de ser um "estuporzinho", ele também é sensível e afinal aquele lado mais "cobra" é muito mais uma máscara para esconder a sua fragilidade por ser gay. Muito bom.


Muitas voltas e reviravoltas acontecem ao longo da 3ª Temporada. Esta temporada cativou-me do princípio ao fim. Muito bom!


Nota Final João: 9/10

4 comentários:

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...