22 setembro 2020

Fauno Lunar - Outono

 



Sejam bem-vindos à temática Fauno Lunar


Nesta temática, vou abordar assuntos ligados à minha área de trabalho. 


Hoje, às 14:31, tem início o Equinócio de Outono. O Equinócio ocorre duas vezes por ano, tanto no Hemisfério Norte, como no Hemisfério Sul. Quando passamos para o Outono no Hemisfério Norte, passamos para a Primavera no Hemisfério Sul. E vice-versa. Uma das perguntas que muitas pessoas se colocam é: o que quer dizer Equinócio? 


De forma simples, a palavra equinócio tem origem na junção dos termos latinos aequus [igual] e nox [noite]. Quando ocorre o equinócio, o dia e a noite duram exactamente o mesmo tempo [12 horas].



Uma coisa útil de se fazer todos os meses - ou pelo menos, nas mudanças de estação - é defumarmos as nossas casas. O acto de defumar é já um ritual muito antigo. As defumações servem para várias funções, sendo a mais conhecida a purificação de ambientes, removendo as energias negativas dos mesmos. Podemos usar vários tipos de materiais para fazermos uma defumação. Os mais fáceis e baratos de encontrar são os pauzinhos de incenso, que existem numa infindade de versões. Eles são compostos por ervas e não costumam deitar muito fumo. 



Existem outros produtos, como as ervas naturais, que até podemos plantar em casa, incensos em grão, incensos em pó. em cones, etc. Os preços variam e as funcionalidades também.


Neste dia - ou noutro dia qualquer, mas mais indicado nesta fase de mudança de estação - para uma boa defumação às casas é indicado usar incensos/ervas de Aleccrim, Jasmim e Arruda, para termos a remoção de males como a Inveja e atraírmos Alegria e Sucesso. Devemos focar-nos naquilo que pretendemos para nós.  


Modo de Preparação:


* Colocar as ervas num prato; 

* Juntar um carvão;

* Adicionar um pouco de álcool por cima das ervas;

* Acender;


Em alternativa, podemos acender um pauzinho de incenso.


* Devemos pegar no prato e percorrer a casa, desde a entrada da casa, dando a volta à casa em sentido horário. Fazemos uma oração a gosto, enquanto percorremos todas as divisórias da casa, até regressarmos à entrada. 


* Se usarmos um pauzinho de incenso em vez das ervas, cones, etc. devemos pegar no pauzinho de incenso, acendê-lo e percorrer todas as divisórias da casa, começando pela entrada, em sentido horário, fazendo uma oração a gosto, até regressarmos à entrada.


Existe uma oração antiga e extremamente eficaz que se pode fazer:


Como Nossa Senhora defumou o seu Santo Filho para ele bem cheirar, 

Eu defumo esta casa, para que todo o Mal saia, e o Bem possa entrar!  


No final, rezamos o Pai Nosso ou a Avé Maria. 


Depois de feita a defumação, deitamos os restos das ervas/incenso pela sanita abaixo e descarregamos. Podemos acender uma velinha tealight [aquelas pequeninas redondas que se encontram à venda em qualquer supermercado] e agradecemos.


Boas Limpezas!

2 comentários:

  1. Como não li este post antes?! Shame on me :)
    Vou já fazer a defumação :)
    Mais dicas sff :)

    Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      Boas limpezas, é fácil e eficaz! ;)
      Abreijos :3

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...