15 fevereiro 2021

Shéhérazade

 

sheherazade-movie-poster-netflix-2018-jpeg


Shéhérazade [2018] é uma produção francesa e a proposta que irei abordar hoje.

Sinopse:


Zach [Dylan Robert] é um rapaz de 17 anos bastante problemático que viola a liberdade condicional a que estava sujeito. Sem o apoio da mãe e o parco apoio dos amigos, ele vai parar às ruas mais famosas de Marselha, onde conhece uma prostituta chamada Shéhérazade [Kenza Fortas].    


A minha opinião:


O cinema europeu contrasta bastante com o cinema norte-americano. As histórias no cinema europeu - em particular no cinema francês - são muito cruas, incómodas e por vezes roçam uma realidade cruel que insistimos em ignorar. Para dar mais veracidade à trama, as cenas onde ocorrem as cenas de prostituição que foram representadas no filme foram gravadas nas áreas mais famosas onde ocorre a prostituição em Marselha. 


Zach e Shéhérazade vivem uma história de amor inesperada. Ele sabe que a rapariga é prostituta e mais tarde até se torna o chulo dela e de outras raparigas. Ainda assim, pelo dinheiro, ele consegue aceitar, com alguma reserva, que a namorada se prostitua. No entanto, ele parece ser incapaz de dizer que a ama, porque, até para ele, ela não passa de uma prostituta. Aos olhos dos amigos dele - e dele, quando está com os amigos - ela não passa disso. Uma puta. É a realidade para jovens marginalizados, que vivem num submundo paralelo ao nosso.


Existe muita naturalidade em como a história se desenrola e os próprios protagonistas se mostram a nós. Enquanto Zach parece correr pela vida, perdido e desnorteado, sem rumo algum, Shéhérazade mostra-nos, num gesto tão simbólico como chupar o dedo enquanto adormece, que ela teve de deixar a infância cedo demais, para lutar pela sua própria sobrevivência.


Este é daqueles filmes que não nos deixa indiferentes. Vale a pena assistirem!


Nota Final João: 8,2/10

2 comentários:

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...