14 fevereiro 2021

Your Name Engraved Herein

 your-name-engraved-herein-gay-movie-film-taiwan-netflix-2020



Your Name Engraved Hereim [O Teu Nome Gravado Em Mim] [Seu Nome Gravado Em Mim] [2020] é um emocionante drama romântico taiwanês.


Sinopse:


A trama desenrola-se em 1987. A Lei Marcial termina em Taiwan. É neste cenário que conhecemos Jia-han [Edward Chen] e Birdy [Jing-Hua Tseng], que vivem uma história de amor bandido, numa sociedade homofóbica, preconceituosa e cheia de estigmas sociais.


A minha opinião:   


Para falar deste filme, é preciso termos em atenção a altura em que decorre a acção do filme. Este ponto é muito importante para analisar todo o drama que vivem os dois amigos. O filme desenvolve-se andando para trás e para a frente, com a história a ser contada por Jia-han ao seu Conselheiro e professor - Jia-han e Birdy frequentavam uma escola católica. 


É interessante de vermos, do ponto de vista histórico, como as coisas eram em 1987. Para muitos de nós, na actualidade, a realidade é bem diferente do que era há 34 anos atrás. Não haja dúvidas que hoje em dia as coisas estão melhores, em muitos locais do Mundo. 


Mas... 


As dúvidas, os medos, os dilemas, os sofrimentos das personagens... Sim, são coisas com que muitos de nós nos identificaremos e acabamos a sofrer junto destes dois homens, que tão bem interpretam os seus personagens. Eles mostram um lado inocente, quase cândido e ingénuo do primeiro amor "proibido". 


A magia do filme está nas entrelinhas - uma troca de olhares, um meio-sorriso, um silêncio que perpetua o que se sente, as músicas, oh, as músicas... Essas são aquela cereja no topo do bolo, adicionando aquele toque que puxa ao sentimento e ao melodrama através dos violinos, dos saxofones, dos pianos. 


Ao ver o filme no serão de terça-feira passada, dei por mim a pensar: "Caraças, é por isto que eu sou gay.". Porque sim, o filme é direccionado para gays. É uma história com a qual muitos de nós se vão relacionar, seja porque todos já tivemos os nossos "Birdy", seja porque não existe nada mais bonito do que despirmos outro homem e explorarmos o seu corpo, sem pressas. Pelo menos para mim, essa é uma das minhas ideias de romance e amor entre gays - mais do que o sexo propriamente dito, acho que tudo o que antecede esse momento é maravilhoso.


Sem querer dar spoilers ao filme, numa das cenas os dois rapazes estão no chuveiro da escola e um deles ajuda o outro a tomar o banho, porque está ferido. A forma como a cena se desenvolve, com um plano intimista - mas respeitando a intimidade dos actores - mostra tudo o que eu expressei no parágrafo anterior. Aquela cena, para mim, plena de erotismo e romance, é uma fantasia e um colírio para os olhos e para a alma. Cedo as mãos de um chegam ao desejo do outro e o resto... Vocês já devem imaginar. Amei esta cena! ;)


Do ponto de vista menos positivo, temos o facto dos restantes personagens existirem só e apenas para servir de obstáculos ao amor entre os dois rapazes. Existem alguns aspectos do argumento que deveriam ter sido mais bem trabalhadas, porque certos diálogos tornam-se dúbios. A somar a isto está o facto da trama ter uma recta final inesperada. Embora eu entenda, do ponto de vista de um escritor , o motivo para aquela mudança na história, não sei se todo o público entenderá a mensagem que ele quis passar ao fazer aquilo. Existe também o facto de se começarem a tornar clichés certos detalhes - os protagonistas passeiam de mota [tal como noutros tantos filmes entre eles o meu preferido, "Noordzee Texas"] e de bicicleta [entre outros, "Chama-me Pelo Teu Nome"].


Para finalizar, tenho que dar os parabéns pela fotografia, pela escolha dos planos, que variam conforme as necessidades das cenas - se precisam de criar mais impacto ou não e claro, pela música, onde destaco o tema Your Name Engraved Herein, que no filme é cantado pelo Jia-han [Edward Chen], música responsável por colocar montes de pessoas a chorar, eu incluído.


Embora o filme não traga nada de especial para quem já viu filmes deste género, eu recomendo vivamente que o vejam! 


Nota Final João: 8,7/10

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom filme, vais gostar, talvez só não gostes da recta final. Mas o final é fofinho. :)

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...