18 fevereiro 2021

Soul

 

soul-pixar-movie-poster-png


Soul [Soul - Uma Aventura Com Alma] [2020] é uma das mais recentes animações da Pixar.


Sinopse:


Joe [voz de Jamie Foxx] é um professor de música que sonha entrar no mundo do jazz. Um dia, ele morre num inesperado acidente e a alma dele parte para o Outro Mundo. No entanto, Joe tudo fará para regressar à Terra e realizar o seu sonho. Será ele bem sucedido?


A minha opinião:


Já não assistia a filmes de animação que achasse tão curioso quanto este filme. Totalmente feito a computador, cedo percebemos como a tecnologia está avançada, com traços que parecem reais.


O enredo do filme é particularmente especial, ainda por cima num tempo como aquele em que vivemos actualmente. A aventura de Joe depois de "morrer" e conhecer como funciona o Outro Mundo - neste filme é retratado de forma bem simples, para que as crianças possam entender o conceito e os adultos, quem sabe, sintam alguma paz de espírito ao "saberem" aquilo que nos espera.


É verdade que a ideia de viagens ao Reino dos Mortos já não é nova nos filmes da Pixar. Em Coco [2017], já tínhamos um protagonista que - embora em circunstâncias bem diferentes - viajava e conhecia um pouco do que existe para além da vida. Ainda assim, desta vez viajamos mais longe, não ao final de uma vida, mas ao começo da vida.


Desta forma, Joe descobre e ensina aos espectadores várias lições de vida, bastante importantes e que não deixarão os espectadores indiferentes. É um filme bonito, colorido, sensível, doce. A música jazz está perfeita do jeito que surge e nos acolhe em momentos diversos. Não é um filme para rir, mas certamente nos deixa com um sorriso no rosto, porque, tal como o protagonista, nós também faremos as mesmas reflexões e chegaremos às mesmas conclusões que ele - e quem sabe, graças ao filme, possamos fazer o que ainda não fizemos e tornarmos a nossa vida - e a vida de quem nos rodeia - um pouco melhor.


Recomendado!  


Nota Final João: 8,7/10

4 comentários:

  1. Risos ... sou muito chato ... não curto animação ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, chato nada, Paulo! Todos temos os nossos gostos. Eu também não gosto tanto como gostava quando era mais novo, sendo que mesmo agora, não é toda a animação que me agrada.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Giro para veres com os teus sobrinhos! :)

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...