Pesquisar neste blogue

Tradutor

07 junho 2020

Personagens Gays... Sim ou Não?

Recentemente, a Netflix respondeu à altura a um dos seus usuários, depois deste ter feito inúmeras queixas pelo facto de existirem "demasiados" personagens gays nas séries e filmes da Netflix. A Netflix respondeu à altura, coisa que, aliás, tem sido mais comum ultimamente.




 Vejam um outro caso, desta vez no Instagram:



Estes dois homens são personagens de uma série espanhola chamada Elite. Um usuário do Instagram criticou a Netflix, mas esta não o deixou sem resposta:




Acho curioso como as pessoas ficam tão incomodadas com cenas, momentos, que visualizam em séries e filmes. Geralmente, daquilo que eu vejo, os gays nas séries e filmes não costumam ter um papel de destaque. Geralmente são personagens que estão entre os principais, mas o enredo não gira à volta deles. São os melhores amigos dos protagonistas, costumam ter namorados ou namoradas, lá trocam um beijo ou outro. Raramente vemos cenas mais ousadas, para além de um peitoral desnudado. Ainda mais raramente vemos cenas de sexo gay em filmes e séries que não sejam direccionadas para o púbico gay.

Ainda assim, até eu recebo por vezes a pergunta da praxe:

- "Olha, quando é que escreves histórias que não tenham personagens gays?"
 
A minha resposta a essas pessoas:

- "Eu sou gay, logo, escrevo histórias com personagens gays. Nem todas as minhas histórias focam-se nos problemas dos gays em particular. Enfoco esses problemas, porque me dizem respeito e sinto falta de ler mais literatura sobre isso. Os nossos dramas, as nossas dores, por mais que pareça tudo mais fácil nos dias de hoje, ainda é uma luta constante para muitos de nós. Existem dias em que temos dúvidas, existem dias em que temos medo. Não é fácil sermos quem somos de verdade, num mundo que não aceita nada que fuja à "suposta normalidade". Por isso, vou continuar a escrever histórias com personagens gays, heterossexuais, bissexuais e por aí adiante. Ninguém é obrigado a ler o que eu escrevo."


Posto isto, concordo plenamente com a resposta da Netflix. Todas as pessoas gays são necessárias em séries, filmes, novelas.... Até porque somos mais do que aquilo que se pensa e se fala. Muitos mais. E merecemos ver histórias de amor que acabem bem, histórias de gays que reconstroem a vida depois de um amor chegar ao fim, histórias de gays que vencem o preconceito das famílias, vizinhos, amigos, colegas de trabalho. Precisamos de nos sentir mais envoltos na realidade que é a nossa. Não somos nós quem está errado. Quem está errado são as pessoas que simplesmente não conseguem aceitar que a realidade tem muitas cores, para além do preto e do branco.   

4 comentários:

  1. so true!

    happy mongay and new week with my last post here

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Xersex!
      It's very true indeed!!
      Will read all your posts, since I'm not very active at the moment here.

      Eliminar

Para Além do Arco-Íris ~ Capítulo 20

Com uma sensação de que não estavam sozinhos, os dois homens voltaram ao aconchego. Graças à lareira convidativa, cedo os dois deixaram-se e...