Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mais conhecida por Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Ela é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A imagem está guardada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Segundo os relatos históricos, a imagem foi encontrada por um pescador, chamado João Alves. Ele e os companheiros estavam a tentar pescar peixe, sem sucesso. Depois de rezarem à Nossa Senhora e continuarem sem conseguir peixe, eles desceram o rio até Porto Iguaçú.
João Alves lançou a rede e pescou o corpo da imagem, sem cabeça. Admirado, ele lançou novamente as redes e pescou a cabeça da imagem. Ao juntar as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida ficou tão pesada que os pescadores não conseguiam mais movê-la. A partir desse momento, João Alves e os amigos apanharam tantos peixes que se viram obrigados a regressar ao porto, já que apanharam tantos peixes que o peso ameaçava afundar o barco.
Existem muitos milagres e graças concedidos por Nossa Senhora Aparecida. Para além do milagre da pesca farta de 1717, um dos milagres remonta a 1733. De acordo com relatos, numa noite serena, as duas velas que iluminavam a Santa apagavam-se constamente. Os fiéis e devotos ficaram assustados e espantados. Uma mulher chamada Silvana da Rocha tentou acender as velas, mas não conseguiu. As duas velas acenderam-se sozinhas.
Eis uma das orações à Nossa Senhora Aparecida, para nos conceder Protecção:
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular protecção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos. Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação do demónio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Já aprendi aqui algo, fico grato :) Aprendo sempre, sempre que aqui passo
ResponderEliminarAbreijos
Olá Francisco!
EliminarFico feliz que aprendas algo. Essa sempre foi uma das essências dos blogues que escrevo, compartilhar conhecimento, partilhar curiosidades e afins. :)
O sentimento é recíproco. Aprendo muito ao ler o que escreves diariamente.
Abreijos