12 outubro 2020

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

 


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mais conhecida por Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Ela é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A imagem está guardada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.


Segundo os relatos históricos, a imagem foi encontrada por um pescador, chamado João Alves. Ele e os companheiros estavam a tentar pescar peixe, sem sucesso. Depois de rezarem à Nossa Senhora e continuarem sem conseguir peixe, eles desceram o rio até Porto Iguaçú


João Alves lançou a rede e pescou o corpo da imagem, sem cabeça. Admirado, ele lançou novamente as redes e pescou a cabeça da imagem. Ao juntar as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida ficou tão pesada que os pescadores não conseguiam mais movê-la. A partir desse momento, João Alves e os amigos apanharam tantos peixes que se viram obrigados a regressar ao porto, já que apanharam tantos peixes que o peso ameaçava afundar o barco. 


Existem muitos milagres e graças concedidos por Nossa Senhora Aparecida. Para além do milagre da pesca farta de 1717, um dos milagres remonta a 1733. De acordo com relatos, numa noite serena, as duas velas que iluminavam a Santa apagavam-se constamente. Os fiéis e devotos ficaram assustados e espantados. Uma mulher chamada Silvana da Rocha tentou acender as velas, mas não conseguiu. As duas velas acenderam-se sozinhas.


Eis uma das orações à Nossa Senhora Aparecida, para nos conceder Protecção:


 Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos. 

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular protecção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos. Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. 

Livrai-nos de tudo que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação do demónio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.

2 comentários:

  1. Já aprendi aqui algo, fico grato :) Aprendo sempre, sempre que aqui passo

    Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      Fico feliz que aprendas algo. Essa sempre foi uma das essências dos blogues que escrevo, compartilhar conhecimento, partilhar curiosidades e afins. :)

      O sentimento é recíproco. Aprendo muito ao ler o que escreves diariamente.

      Abreijos

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...