08 outubro 2020

Sex Education [2ª Temporada]

 


Sex Education [2ª Temporada] [2020] é a série que vou abordar hoje.


Sinopse:


A vida de Otis ganha um pouco mais de cor, depois dele finalmente descobrir o prazer da masturbação e ter uma namorada. No entanto, uma crise de clamídia atinge o liceu onde ele estuda e o rapaz vê-se obrigado a voltar a aconselhar os colegas.


Eis um trailer:





A minha opinião:


Creio que existe um problema série com as séries. Das duas uma: fazer temporadas mais longas, deixando até de ter necessidade de ter novas temporadas, ou deixar de ter temporadas tão empolgantes, porque geralmente as temporadas seguintes costumam ser piores e ficarem aquém.


Sex Education não lhe fica atrás.


Na 1ª temporada, a série cativou pela sua originalidade e realismo em relação à curiosidade que os adolescentes têm sobre a sexualidade. Otis, sendo filho de uma sexóloga, sabia, melhor do que ninguém, responder às dúvidas que atormentavam os seus colegas de escola, muitos deles ainda virgens.


Na 2ª temporadaOtis [intepretado por Asa Butterfield] descobre-se confuso e cheio de dúvidas, tal como os colegas dele. Primeiro, porque descobriu finalmente os prazeres da masturbação. Isto conduz a série a alguns momentos bstante divertidos, com Otis a ficar teso a torto e a direito e a ter de se aliviar onde quer que seja... Entretanto, ele começa a namorar com uma colega da escola, descobrindo os prazeres e dissabores dos relacionamentos. 


Com estas reviravoltas, a mãe de Otis acaba por recuperar o lugar que lhe é devido. Depois da crise de clamídia atingir o liceu logo no 1º episódio da 2ª temporada, Jean [interpretada por Gillian Anderson] [quem não se lembra dela de X-Files? Bom, eu levei algum tempo a reconhecê-la!] [risos] é convidada a falar na escola e acalmar a assembleia de pais e alunos, sendo que os próprios pais se mostram muito mais assustados e com mais dúvidas do que deviam - o que é uma clara piada para os espectadores adultos, mostrando que dúvidas sobre temas sexuais todos temos.


Esta mudança na trama era uma das coisas que fazia mais falta à história. Afinal, sendo Otis um adolescente, não se mostrava convincente que ele soubesse tanto, nem tudo, quanto a mãe, uma sexóloga bastante experiente. No entanto, esta mudança acabará por afectar os vários núcleos da história, em particular Eric e Maeve.


Os vários núcelos agora estão cada um por si, o que permite que cada um deles cresça na trama. É assim que Eric acaba por conhecer outro gay, Aimee passa por uma experiência traumática, Adam procura conhecer mais sobre si mesmo, bem como Ola e Maeve, entre outros.


Isto provoca uma ruptura naquilo que a série teve de bom na 1ª temporada - o companheirismo e a empatia. Tal problema acaba por se resolver já bem perto do fim, quando por fim Aimee desabafa sobre o assédio de que foi vítima e as amigas unem-se a ela para a ajudar a superar. 


A história termina com um desfecho inesperado. Arranjaram forma de criar vilões - de uma forma bastante simples - por forma a justificar um regresso à trama, já que a série foi reconduzida para uma 3ª Temporada, com estreia em 2021 ou 2022.


De uma forma geral, a série voltou mais séria, mais madura, abordando temas mais complicados de se entender quando se é jovem e inexperiente, mas mais interessante para o público adulto. No entanto, se a série acompanhar o crescimento pessoal de qualquer adolescente, então a próxima temporada será a final e conduzirá os estudantes do liceu rumo ao futuro que, para muitos deles, será bastante promissor.


Nota Final João 2ª Temporada: 7/10

2 comentários:

  1. Gostei muito da tua análise :) É como se estivesse a ver o filme

    muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco! Muito obrigado pelas tuas palavras!
      É difícil fazer análises, sem comprometer o enredo e sem dar spoilers em demasia. Aos poucos, tento melhorar nas análises, procurando que o texto fique interessante para quem o ler. :)

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...