05 outubro 2020

Pose [2ª Temporada]

 



Pose [2ª Temporada] [2019] é a proposta que vos irei falar hoje.


Sinopse:


Se ainda não ouviram falar desta série, ela é um drama sobre a comunidade LGBTIQ+ afro-americana e latino-americana na cidade de Nova Iorque, direccionado para a cultura ballroom. Nesta 2ª Temporada, a trama começa nos anos 90.


Eis um trailer:




A minha opinião:


A 2ª Temporada começa nos anos 90. O foco da trama desenvolve-se para outros temas, para além dos temas que já abordava na 1ª Temporada. Dá-se um grande enfoque ao drama do HIV, com muitas pessoas amigas dos protagonistas a morrerem. 


A história perde um pouco a sua força, deixando de se centrar nos bailes e passando a desenvolver mais os dramas de cada personagem. Isto acaba por fazer com que, no geral, a trama se desenrole com menos glamour, velocidade e intensidade que a 1ª Temporada.


A trama conhece contornos políticos, com a maior parte do elenco a tornar-se activista do Act Up, um movimento civil LGBTQIA+, que luta[va] pelos direitos ao respeito, a uma morte digna [por causa do HIV e da Sida], entre outros.


Após um acontecimento no episódio 4 [esta temporada tem 10 episódios], a série liberta-se do tema do HIV para se centrar nesse acontecimento, que acompanhará os personagens praticamente até ao fim. É graças a isso que a história dá início a uma importante reflexão sobre o que é estarmos na pele do outro, da empatia, da cumplicidade. As personagens femininas ganham destaque e crescem imenso, mostrando como são importantes as conquistas que elas obtiveram para a comunidade, sejam pessoas trans, lésbicas ou heterossexuais. É também graças a isso que a série começa a falar sobre a arte drag.      

  
Os romances que nascem/crescem ao longo desta temporada são muito bonitos e foram bem desenvolvidos. Amei, em particular, um dos últimos casais que se forma na série. Um casal com uma grande diferença de idades, mas que demonstra que isso não é importante, quando existem coisas tão fortes como aquilo que nos une, bem dentro do nosso núcleo, apesar de toda a ostracização inerente, mesmo dentro da nossa comunidade.


Como disse acima, a série perde algum do seu glamour e magia. A acção desenrola-se de forma mais lenta, no entanto, consistente, permitindo às personagens principais crescerem. É uma série imperdível, até porque retrata um pouco da nossa História e da História e Cultura das Comunidade Trans e Gay.


A série foi renovada para uma 3ª Temporada, - que deveria ser lançada este ano, mas com a pandemia, ela foi suspensa para alterarem o argumento. No entanto, pela forma como se desenrolou até aqui - com alguns personagens importantes a concluírem os seus sonhos - se a série terminasse aqui, já ficaria muito boa. 


Os minutos finais do último episódio são bem marcantes e emocionantes, numa clara demonstração do quanto já foi conquistado, mas como ainda temos muito para conquistar. Afinal, existe muita exclusão e, aos dias de hoje, em 2020, muita marginalização. 


A História está a repetir-se...  


Nota Final João 2ª Temporada: 9,5/10

2 comentários:

  1. A História repete-se porque o Ser Humano esquece muito facilmente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Francisco!
      As pessoas esquecem-se muito depressa e os erros são cada vez mais colossais!

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...