04 outubro 2020

Pose [1ª Temporada]

 pose-poster-fx-netflix-lgbtiq+



Pose [1ª Temporada] [2018] é uma série dramática da FX


Sinopse:


A história na 1ª Temporada desenrola-se nos anos 80. Um grupo de pessoas LGBTIQ+ participa nos famosos bailes cult de Nova Iorque onde o objectivo é cativar o público presente e o júri com as actuações [Poses] mais convincentes e realistas. 


Nesta série, a trama também se desenrola entre os conflitos e rivalidades entre "Casas". Estas "Casas" são criadas e geridas por mulheres e homens que decidem abrigar jovens homossexuais e transexuais que não têm onde viver. Nesta temporada, acompanhamos a história de Blanca, uma mulher trans, que depois de discutir com a sua "Mãe", decide abrir sua própria "Casa", a Casa Evangelista.


Eis um trailer:






A minha opinião:


Assisti esta série após várias pessoas me terem falado muito bem dela, entre eles amigos, clientes e até o meu namorado. Desconhecia as origens da "Vogue" da Madonna, bem como toda a história por detrás do universo destes bailes. Para quem como eu, não sabia, é nesta cultura que o José Castelo Branco se inspira para criar os seus "visuais", ou seja, ele de "aberração" não tem nada, é apenas uma pessoa a viver o estilo "poser".


A trama começa em 1987, com a pandemia do HIV e todo o drama associado, bem como as lutas das pessoas afro-americanas, sul-americanas, das mulheres e das mulheres transsexuais numa época em que sofriam uma forte marginalização. A história foca-se muito no ambiente que se vive entre as diversas Casas e os membros que vão entrando nas mesmas. Blanca descobre que tem o HIV e naquele tempo, a taxa de mortalidade era gigantesca. Era quase uma sentença de morte descobrir-se que se era seropositivo. Chocada e triste com a novidade, ela decide tornar-se uma "Mãe", por forma a deixar a sua marca no Mundo e servir de exemplo à sua "prole". 


Blanca vê-se perante muitos e instigantes desafios. Afinal, mesmo dentro da Comunidade LGBTIQ+ existe muito preconceito e hipocrisia. As mulheres trans são muito mal vistas pelos homens gays e isso é bastante presente na história de Blanca, que luta para ser aceite em diversos espaços gays.


Mas a trama não se desenrola só à volta de Blanca. Existem mais personagens que têm um papel de destaque. Entre eles está Damon, um jovem negro, que é expulso de casa após o pai descobrir que ele é gay. Damon tem um talento inato para a dança e ao longo da primeira temporada vemos a sua espantosa evolução, enquanto luta para realizar o seu sonho.


damon-vogue-pose-gif

   
  
Esta é uma série bastante cativante e que certamente nos traz boas recordações sobre o universo dos anos 80. A 1ª Temporada tem 8 episódios, que variam entre os 50 e os 80 minutos. Com uma qualidade enorme, um bom enredo, grandes interpretações, muita luz, cor e música, esta é uma série imperdível!


Nota Final João [1ª Temporada]: 10/10 

Sem comentários:

Enviar um comentário

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...