07 outubro 2020

Sex Education [1ª Temporada]

 


Sex Education [1ª Temporada] [2019] é uma divertida série da Netflix.


Sinopse:


Otis é um adolescente bem diferente dos miúdos da idade dele. Ele não consegue masturbar-se e tem uma mãe que é uma famosa Sexóloga. Quando uma colega de escola chamada Maeve desafia-o a abrirem uma "clínica" sobre sexualidade na escola deles, nada voltará a ser como antes.


Eis um trailer:




A minha opinião:


Esta é daquelas séries que teria sido bom de existir quando éramos adolescentes! [risos]
O principal ponto positivo que posso referir é o facto da série ser extremamente inclusiva. É um dos melhores exemplos de diversidade em séries, com actores de várias raças e etnias a terem um papel +- de destaque - todos os actores têm os seus 5 minutos de fama.

A trama foi bem desenvolvida para ir de encontro ao público a que se destina - na sua maioria adolescentes da idade dos protagonistas - mas também público adulto, ao acompanhar não só a vida desastrosa da mãe de Otis, mas também os problemas e dúvidas que os colegas da escola partilham com o jovem terapeuta - e que são comuns a todos nós.

Existem temas clichés - mas a produção pega neles e dá-lhes um "refresh", apresentado-nos uma série bastante divertida, maioritariamente leve na sua primeira temporada. Um dos temas principais é mesmo as falhas de comunicação, tão comuns na actualidade. Se as pessoas falassem mais do que realmente gostam e querem, certamente a sociedade e a vida de todos seria bem melhor.

Puxando a brasa à nossa sardinha, temos pelo menos duas personagens gays nesta temporada. Um rapaz indiano chamado Anwar e o co-protagonista Eric, um rapaz negro que tem uma família tradicional e conservadora. Dei particular ênfase a isto pelo facto de nesta história não se focar no cliché de "sair do armário", mas sim na vida depois de se sair do armário. Muito interessante a forma como as personagens se vão desenvolver. Também existe um casal lésbico que vai abordar a temática do vaginismo.     

De uma forma geral é uma série bem conseguida e muito positiva pelos temas abordados. Um dos aspectos que gostei menos foi o facto da escola parecer um liceu norte-americano e não um liceu britânico [a história passa-se no Reino Unido].


Nota Final João 1ª Temporada: 8/10

1 comentário:

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...