Downton Abbey [4ª Temporada] [2013] é um drama de época histórico.
Sinopse:
Se ainda não conhecem a série, a trama desenrola-se numa propriedade chamada Downton Abbey, algures no Yorkshire, Inglaterra. Os problemas que os donos da propriedade têm, assim como os dramas dos criados deles são o enredo desta "novela".
A minha opinião:
[Contém Spoilers]
Se acompanharam a história até agora, incluíndo os especiais de Natal, já sabem qual o tema que marcará a 4ª Temporada: a inesperada morte de Matthew [Dan Stevens], que morre no Especial de Natal num acidente de carro.
Começando pelo princípio, a morte de Matthew não estava programada. Foi o actor que lhe deu vida que quis sair, para tentar a sorte em Hollywood - como já tinha feito a actriz que deu vida à caçula da família, Sybill.
Esta saída inesperada obrigou a que os argumentistas tivessem de reescrever toda a temporada e inclusivé a regravar algumas cenas da história. O próprio criador, Julian Fellowes, disse que só ficou a sabendo da decisão de Stevens de deixar a série quando não havia mais tempo de providenciar qualquer outra alternativa a não ser matar Matthew.
Sendo assim, a 4ª Temporada apresenta-nos um clima bem pesado. Lady Mary [Michelle Dockery] vê-se de repente, com um filho nos braços e sem o marido, que tanto trabalho teve para a conquistar e ficar com ela.
Apesar do ambiente soturno e depressivo, a história encaminha-nos, subtilmente, para novos rumos. Entra em cena Lady Rose [Lily James] [a Presidente dos Estados Unidos da América na 3ª Temporada da minha novela, Escrito nas Entrelinhas] e com ela entra um valente fôlego de oxigénio na trama, que corria o risco de se desmoronar completamente.
Lady Rose Aldridge
É também graças a esta personagem que assistimos a uma das Temporadas mais movimentadas, coloridas e animadas da novela até agora. Temos vários momentos musicais, incluindo um recital de Ópera em Downton, que conduzirá a um drama intenso que se prolongará para além desta temporada. Um dos problemas apresentados nesta Temporada será a questão dos latifundiários, que provocará o "despertar" de Mary, que finalmente vencerá a tristeza e depressão em que se encontra devido à morte do marido. Outro deles será as mudanças no Mundo Pós-Guerra, com a queda de muitos "impérios" como Downton. Como é que essa questão afectará todos os núcleos sociais? Essa é uma das abordagens que descobrimos ao longo desta temporada.
Com a introdução de mais tramas e dramas, não tardamos a "esquecer-nos" da morte de Matthew. Ele era uma peça importante no enredo, mas com as novas personagens e o destaque de antigas, entre eles os dramas de Lady Edith [Laura Carmichael] e os dilemas de Tom [Allen Leech], Downton Abbey mostra-nos que, apesar da série começar a fraquejar, ainda tem muito para oferecer ao seu público.
Nota Final João [4ª Temporada]: 10/10
Não sigo, mas fiquei curioso
ResponderEliminarEspero que dês uma oportunidade a esta série e vejas. Se assistires, depois diz, para trocarmos umas ideias :3
Eliminar