Downton Abbey [5ª Temporada] [2014] é um drama de época histórico.
Sinopse:
Se ainda não conhecem a série, a trama desenrola-se numa propriedade chamada Downton Abbey, algures no Yorkshire, Inglaterra. Os problemas que os donos da propriedade têm, assim como os dramas dos criados deles são o enredo desta série.
A minha opinião:
[Contém Spoilers]
A trama da 5ª Temporada começa em 1924. Um novo governo foi eleito, sendo que é um governo do Partido dos Trabalhadoresl liderado por Ramsay MacDonald. [Este facto foi real].
A vitória de MacDonald incomoda bastante Lord Robert [Hugh Bonneville] e o seu fiel mordomo, Carson [Jim Carter]. Apesar de ambos receberem a notícia com desagrado - já que eles representam os "Velhos do Restelo" da trama, a maior parte das personagens gosta da ideia e até sente-se feliz e apoiada, por terem um homem que veio de origens modestas a liderar o governo. Uma das principais figuras a levantar a voz e exigir mais direitos será Daisy [Sophie McSheran], que terá aulas com uma professora que ajudará a inflamar ainda mais as mudanças contra Robert, causando alguns momentos de grande tensão nesta temporada.
Isto leva a vários conflitos internos entre as personagens, ao mesmo tempo que se procura que as mais resistentes entendam que o progresso é inegável e que quem ficar parado no tempo, acabará por ficar para trás.
Entretanto, para suavizar um pouco as coisas, Lady Rose [Lily James], prossegue no seu papel de animar o pesado fardo que Downton carrega. Com a sua energia solarenga e sorriso delicado, ela convence o primo a escutarem uma mensagem do Rei pela rádio, para além de ajudar alguns russos, após a Revolução Russa. Será ela que trará um pouco de romance, alegria e amor a esta temporada, ao conhecer um jovem muito belo, Ephraim Atticus Aldridge [Matt Barber] - que numa das cenas da trama, se mostra em tronco nú... - E que bem que ele está assim! Havia era de estar totalmente nú!
Surpreendementemente, a Revolução Russa dá-nos a conhecer o Príncipe Kuragin [Rade Šerbedžija], cuja tensão sexual é presente nas cenas com a Condessa Viúva, Violet Crawley [Dame Margaret Smith], mostrando que até ela, sempre tão dura e ríspida - mas com bom coração, no fim de contas - amou um homem de verdade e até teve os seus devaneios e loucuras com ele.
Como de alegria e amor não vive esta novela, a trama adensa-se com os dilemas de Lady Edith [Laura Carmichael] - que descobre que o seu futuro marido morreu as mãos de Hitler e dos seus capangas, deixando a filha de ambos, Marigold, com um futuro incerto. Por sua vez, Tom [Allen Leech], graças à professora de Daisy, recuperará a sua verdadeira natureza, mostrando que é possível sim, mudar e ainda assim, manter-se fiel aos seus princípios.
Uma palavra de empatia e de interesse para Thomas [Rob James-Collier], que ao longo desta temporada faz "tratamentos" à base da terapia de electrochoques, para "libertar-se" do homossexualismo.
Isto é um ponto importante na História Gay, visto que até meio dos anos 60, o Reino Unido punia com prisão os homens que cometessem actos homossexuais. Felizmente, Thomas acaba por abandonar estes tratamentos, quando outras personagens o encorajam a ser quem é e a ser feliz do jeito que é.
Nós não diríamos melhor! <3
A trama caminha rapidamente para o final, sendo que a próxima temporada será a derradeira. Muito cativante e interessante, com alguma comédia leve - totalmente à inglesa - Downton Abbey continua a espalhar o esplendor e a magia dos "loucos" anos 20 do século passado.
Nota Final João [5ª Temporada]: 10/10
Gosto muito do que li
ResponderEliminarEsta é uma série que se puderes, devias ver. Acho que vais achar muito interessante! ^^
Eliminar