17 novembro 2020

Downton Abbey [6ª Temporada]

 Neste fim de semana particularmente difícil acabei de ver a 6ª e última temporada de Downton Abbey.


A minha opinião [contém spoilers]:


Esta foi,  até hoje, a melhor série de época que já assisti. Congratulo-me por ter esperado para poder ver todas as Temporadas e Especiais de Natal de seguida, ao invés de esperar um ano inteiro pela continuação das histórias. Ainda me falta ver o filme que lançaram o ano passado, mas acredito que seja apenas uma recordação para os fãs, do que algo realmente novo.


A 6ª Temporada prossegue o caminho percorrido até agora. Depois de muitos precalços, avanços e recuos, a moral da história é a de que o amor vence as maiores barreiras e que a mudança é, em si mesma, inevitável. Quem se mantiver parado no Tempo, ficará inequivocamente, para trás e certamente será esquecido.


São vários os desfechos felizes, como seria de esperar. Existem personagens que passaram o pão que o diabo amassou ao longo da novela toda e finalmente são recompensados. Aqui, os bons nem sempre eram assim tão bons e os maus... 


...Eram um bocadinho maus, mas muitas vezes a sua maldade escondia uma grande falta de amor-próprio e uma ainda maior gentileza, demonstrada em situações trágicas vividas por outras personagens.  


Lady Mary e Lady Edith, duas irmãs que sempre se espicaçaram ao longo da novela, finalmente chegam ao confronto final - Mary provoca a irmã, mostrando finalmente toda a raiva e inveja que tem da irmã, ao descobrir que esta se tornará Marquesa - um título honorífico que permitirá a Edith ser superior à restante família, que são Condes - acabando com a derradeira chance da irmã ser feliz. Não obstante, mal se apercebe que provocou uma nova tragédia à irmã, Mary arrepende-se profundamente. Isto acaba por ser uma lição de como nós, no nosso dia a dia, por vezes reagimos a quente a certas coisas e podemos acabar com a vida ou com os sonhos de alguém, por palavras proferidas num momento de maior tensão ou raiva.


Ironicamente, Mary acaba feliz, nos braços de um piloto de corridas. Irónico este facto, se nos relembrarmos que Matthew morreu num acidente de carro. Mais uma vez, a história mostra-nos o quanto é importante darmos tempo ao tempo, para curarmos as nossas feridas mas também mantermos o nosso coração aberto, uma vez que nunca é tarde para amar.


Mas não só os ricos terminam bem. Vários eventos ocorrem entre os criados de Downton Abbey. Muitos decidem mudar de vida, outros partem para novos trabalhos, e também existe quem tenha de finalmente pousar a espada, porque a idade já não permite continuar. Estas foram algumas das maneiras que o autor arranjou para mostrar o quanto é bom a mudança e como é também importante estarmos disponíveis para a acatar e aceitar.      


Fiquei muito satisfeito com a última temporada e mais satisfeito ainda com o Especial de Natal, onde realmente fecham o ciclo de alguns personagens que ainda tinham um final em aberto. Esta série envolveu-me do príncipio ao fim. Definitivamente, ela cativou-me e vai deixar muitas saudades.


Parabéns aos actores e a toda a equipa que com eles trabalhou e tornou esta série possível! Obrigado!


Nota Final João [6ª Temporada]: 10/10

Nota Final João [Temporadas 1~6]: 9,5/10

2 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não me arrependi de ter esperado terem terminado de vez para ver tudo seguido. Valeu a pena a espera. :)

      Eliminar

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...