06 julho 2021

16ª Marcha de Orgulho do Porto

Foi com surpresa que descobri que a Marcha de Orgulho do Porto iria realizar-se, após terem cancelado a Marcha de Lisboa e o Arraial.

Eu só fui a duas Marchas até agora: Braga [2014] e Porto [2015]. Nunca calhou, nunca fiquei a saber das datas com tempo e este ano soube por mera casualidade. 

Assim sendo, eu acabei por ir à deste ano, na companhia da mãe de um amigo e um casal gay amigo dela. Como a semana passou-se sempre com dias de chuva, estava mais ou menos à espera que pouca gente aderisse ou a Marcha até acabasse por ser cancelada. Qual o meu espanto quando lá cheguei e já estavam bastantes pessoas!

Factos curiosos sobre a marcha deste ano:

* Eram muitas, mas muitas mais mulheres do que homens

* A maior parte das pessoas teria menos de 30 anos;

* Havia pelo menos dois casais de senhores que emocionaram muita gente, incluindo a mim. Eram dois casais de homens, um com 60 ou mais anos e o outro casal teriam ainda mais idade. Apesar das máscaras, era inegável a alegria e a felicidade de ambos os casais, com quem me cruzei, enquanto ainda estávamos nos jardins da Praça da República. Os dois casais passearam de mãos dadas pelos jardins, como verdadeiros cavalheiros. Gostei muito!

As pessoas enquanto se reuniam nos jardins, espalhavam-se em grupos pequenos. Era cada "macaco no seu galho". Claro que com a marcha isso meio que ficou impossível, mas as pessoas tentavam cumprir o distanciamento sempre que tal era possível. Os voluntários estavam constantemente a distribuir álcool gel entre os participantes, além de toda a gente, sem excepção, usar máscara.   

O dia estava solarengo e quente - contrariando o tempo chuvoso e frio que tivemos ao longo da semana. Assim, não é de admirar que tenham participado mais de 2000 pessoas neste evento.


Eu fui apanhado pelos "paparazzi" com a minha Bandeira de Orgulho Bear!


Estas Marchas têm sempre uma vertente política contra a qual eu sou. Nenhum partido devia ter o direito de se apropriar destes temas, visto que a sexualidade e os direitos lgbtqi+ são coisas de seres humanos, não de ideologias políticas - ou pelo menos não deveriam ser. Fora esse aspecto, foi uma tarde agradável, cheia de cor, música e alegria que terminou em frente da Câmara do Porto, na Avenida dos Aliados.

2 comentários:

  1. Foste bem apanhado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui mesmo! Tiraram-me pelo menos duas fotos e várias pessoas ao longo da tarde quiseram "posar" com a bandeira bear. :P

      Eliminar

Previsão Astrológica da Véu Encantado - Maio 2024

Maio traz consigo uma atmosfera mais tranquila em comparação a abril, período marcado por sinais de turbulência e mudança. No entanto, é nec...