Pacarrete [2019] é uma produção dramática brasileira.
Sinopse:
Pacarrete [Marcélia Cartaxo] é uma senhora já de uma certa idade, mas que vive como se fosse uma criança. Ela é uma professora de ballet reformada. O sonho dela é actuar para a população da cidade de Russas, onde ela vive, na festa da cidade. Infelizmente para ela, ninguém quer saber da dança dela para nada...
Eis um trailer:
A minha opinião:
O drama começa por ser uma "bofetada em luva de pelinca" à sociedade brasileira em particular e à sociedade como um todo no geral. O grande drama do filme é o claro declínio de valores da sociedade, dando primazia aos conteúdos "fáceis", que enchem os olhos e a mente de boa parte das pessoas, em detrimento da Cultura.
Mas não será só esse o drama de Pacarrete, tão bem interpetado pela actriz que já venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim com o filme "A Hora da Estrela" [1985]. A solidão, a tristeza, o ter de cuidar de uma irmã inválida, a indiferença das pessoas perante os seus sonhos, a decadência de uma mulher que teria sido uma grande senhora nos seus tempos de menina e moça, tudo isso é-nos apresentado ao longo dos mais de 90 minutos de filme. Aqui, claro está, foi fundamental a interacção com os restantes personagens, para além dos figurantes, que retratam bem como se vive em cidades como aquela, que existe na vida real.
Com bons diálogos, uma boa cenografia e enredo, este é um filme que certamente fará as delícias de alguns leitores!
Nota Final João: 7,4/10
Sem comentários:
Enviar um comentário