Pesquisar neste blogue

Tradutor

03 julho 2021

Luca

Na véspera da estreia da novela "Escrito nas Entrelinhas: Parte 3", vou abordar  um dos filmes mais falados do momento! 


luca-film-movie-filme-disney-pixar-italia-alberto-gay-couple-cute-sea-monster-jppeg


Luca [2021] conta-nos a história de Luca [no original com a voz de Jacob Tremblay] um menino tritão que vive no fundo do mar e sonha conhecer o Mundo da Superfície. Quando ele conhece Alberto [no original com a voz de Jack Dylan Grazer], esse sonho tornar-se-à realidade! 


Eis um trailer:


A minha Opinião:


Como seria de esperar num filme Disney+Pixar, estamos perante um filme que vale a pena ver. Cheio de cor e com uma história bem leve, mas com inatas lições de vida, é um filme que não nos deixa indiferentes. 

O Luca e o Alberto são inspirados no próprio autor e num grande amigo dele, que morreu recentemente. A história deles, quando eram crianças, levou à criação do enredo. O filme, em si, lembra-nos do universo de "Call Me By Your Name" e "The Shape of Water", o que tem levado muitas pessoas por esse Mundo fora a "shipparem" o Luca e o Alberto como um casal gay, que está a começar a descobrir o amor.

Eu não iria tão longe. 

Os gestos, o carinho inequívoco que nasce entre eles, para mim prende-se pelo facto de ambos serem meninos que eram muito solitários. Luca vivia no fundo do mar, sonhando com o que haveria à superfície. Ele coleccionava "lixo" dos humanos, como provas de que haveria algo para além do oceano. Já o Alberto vivia na superfície há muito tempo, tendo por sonho explorar o Mundo. Assim sendo, ao encontrarem alguém com quem compartilhar os sonhos e brincadeiras, é certo que eles iriam aficcionar-se um no outro.

Não posso negar que, ao longo do filme, Alberto demonstra ter ciúmes das pessoas que se dão mais com Luca. Percebe-se que ele quer o Luca só para ele. Mas eu entendo que, embora esse sentimento de ciúme possa ser um despertar romântico, eu acredito que seja mais pelo facto do Alberto viver à muito tempo sozinho e ter medo de voltar a ficar sozinho.

O filme é bem colorido, passando-se na riviera italiana. Algumas histórias de monstros marinhos e lendas foram o mote para a criação desta aventura.

Eu amei o filme. 

Lindíssimo, com um final que nos deixa de lágrimas nos olhos. Definitivamente, daqueles filmes que vou rever no futuro.

Altamente recomendado! 


Nota Final João: 10/10

2 comentários:

Para Além do Arco-Íris ~ Capítulo 20

Com uma sensação de que não estavam sozinhos, os dois homens voltaram ao aconchego. Graças à lareira convidativa, cedo os dois deixaram-se e...