31 julho 2021

Pose [3ª Temporada]

 

pose-3rd-season-fx-poster-jpeg


Pose [2018 ~ 2021] é uma série FX. Podem ler sobre a 1ª Temporada aqui e sobre a 2ª Temporada aqui.


Sinopse:

Para quem ainda não viu esta série - totlamente recomendada aos leitores e visitantes deste blog - a série leva-nos à Cultura do Ballroom dos anos 80, passando pelo flagelo do AIDS. Nesta 3ª e última temporada, viajamos até aos anos 90, onde reencontramos as nossas "amigas", com novos desafios pela frente.   


Eis um trailer:




A minha opinião:


Esta é a última temporada e os autores fazem questão de nos mostrar isso vezes sem conta. Nesta fase, que decorre em 1994, os actores já nao estão tão focados no universo do ballroom, o que para mim é uma pena - uma vez que o principal motivo para assistir era precisamente o espectáculo dos ballrooms. Por outro lado, é uma forma que o autor arranjou para nos mostrar que na vida tudo se transforma. 

Blanca, a "Mãe" da casa "Evangelista" procura agora atingir outros sonhos - como o de se tornar Enfermeira. Assim acontece com outros personagens. Ainda assim, o facto de uma nova "Casa" tentar roubar o legado dos "Evangelistas", fará com que estes se reunam para lutar por uma tradição e filosofia que se estava a perder - é a metáfora com a mudança entre velhos e novos tempos, onde se desvaloriza a arte e se valoriza o dinheiro.

O flagelo da AIDS continua e com ele o declínio e mesmo morte de persoangens que conhecemos de outras temporadas. Uma das principais perdas da série vai para Ryan Jamaal Swain, que faz o papel do belíssimo dançarino Damon, que sai da 3ª temporada logo no 1º episódio, devido à trágica morte na vida real da sua irmã, vítima de um tiroteio no Alabama. 

Os dramas são mais do que muitos ao longo desta temporada, que vai fechando os ciclos de todos os personagens, para além de reviver em memórias alguns que já tinham morrido. Isto acaba por trazer um sabor bastante agridoce a esta temporada. Até eu, que não sou de chorar, chorei várias vezes ao longo desta temporada, que achei particularmente dramática, triste e emocionante [talvez por ter consciência de que era a última].

São muitas as lições que os persoangens nos deixam. Existem momentos lindíssimos e outros bem pesados. É uma série sobre o Acreditar, Ter Esperança, Valorizar o que realmente importa e claro, Amar de verdade e incondicionalmente, enquanto lutamos pelos nossos sonhos. ´

Totalmente imperdível!


Nota Final João: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário