Joker [Coringa] [2019] conta-nos a história de A
rthur Fleck [joaquin Phoenix], um comediante que vê a cidade onde vive,
Gotham City, a deteriorar-se a olhos vistos. Quando Arthur é vítima de vários crimes, ele decide vingar-se de quem o magoa, nascendo assim o seu alter-ego,
Joker.
Eis um trailer:
A minha opinião:
O Joker deve ser das personagens maquiavélicas mais ricas e interessantes dos universos cinematográficos. Parece ser de opinião geral que os vilões não nascem vilões. Eu que o diga. Nas minhas histórias, os vilões costumam ter os seus traumas e complexos antes de "despertarem". Antes disso, eles são pessoas boas, sossegadas, talvez um pouco perturbadas, mas se ficarem lá no cantinho delas, não chateiam ninguém, nem fazem mal a ninguém.
Este filme dá-nos a conhecer de forma crua, intensa, complexa e terrível como é que uma pessoa perde a sanidade mental - sendo que ele já não teria os parafusos todos... - e se torna um ser execrável, com quem muitos de nós nos identificamos. ele tornou-se mais uma vítima da sociedade nojenta em que vivemos... Os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres. a desconsideração e o desrespeito pelos mais velhos, pelos seres humanos em geral, enquanto um manto de impunidade cobre as pessoas poderosas.
A mensagem do filme é forte e gritante. As coisas na vida real andam muito parecidas com a realidade do filme. O que mais "choca" talvez seja a sabedoria do personagem, quando entrevistado na televisão.
Grande actuação, merecedora de um Óscar! Todo o filme está muito bom! Embora perturbador, sombrio e desconfortável, ficamos até ao fim rendidos ao personagem, enquanto assistimos à sua queda e ascensão!
Recomendo!
Nota Final João: 10/10
Sem comentários:
Enviar um comentário