31 dezembro 2019

Corda Bamba

2019 chega hoje ao fim.

Se tivesse que definir o ano numa palavra, escolheria "Corda Bamba". Não sei se é porque estou a envelhecer - lol, todos envelhecemos, é a lei natural da vida - mas sinto que, de uns anos para cá, a vida tem ficado cada vez mais difícil e exigente. Talvez isso seja uma das consequências de crescermos e assumirmos as responsabilidades sobre a nossa própria vida.

Não vou analisar exaustivamente o meu ano pessoal. É algo que já faço com frequência no meu dia-a-dia. No entanto, vendo as coisas agora num todo, vejo como caminhei bastante este ano. Entrei no ano com um misto de sentimentos e emoções, saiu dele com gratidão e bem mais crescido do que entrei. Foi um ano particularmente complicado, tive de tomar várias decisões que influenciam a minha vida a curto e a médio prazo e nem sempre as coisas são tão lineares como gostaríamos que fossem.

Sinto que mudei, ainda que considere que em muitos aspectos esta mudança me deixe com menos sorrisos no rosto. Afinal, à medida que vamos abrindo o véu entre a realidade e a ilusão, isso tende a acontecer.

Embora feliz, saio deste ano e desta década com um vazio no coração. Já compreendi que esse vazio se manterá mesmo que eu busque outros para o preencherem. Ele está dentro de mim. Para o preencher, preciso de me focar cada vez mais em mim.

Por vezes ser egoísta é positivo. como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. 

Temos de aprender a viver mais em função de nós próprios e menos daquilo que os outros e a sociedade expectam de nós. Ainda vivemos num Mundo onde muito se faz à custa dessas expectativas e também dos interesses. Mas, quando estamos mal, é que vemos quantas pessoas nos estendem as mãos e quantas além disso, se esforçam para realmente nos ajudar, ao invés de o fazerem apenas para se sentirem bem consigo mesmas.

Acredito que as coisas vão mudar e cabe a cada um de nós decidir se essas mudanças virão para melhor.

Acima de tudo, é preciso mais Amor. 

Amor por nós, amor pelo próximo, amor pelo que nos rodeia.

Que no novo ano civil de 2020 possamos abrir os nossos corações e espalhar Amor... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

RIP Akira Toriyama

Bom, confesso que quando soube desta partida, hoje de tarde, me emocionei bastante. Afinal, esta é uma das pessoas cujos trabalhos serviram ...